Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

28/4/2011 - Jundiaí - SP

Inaugurada a Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O prefeito Miguel Haddad inaugurou nesta quarta-feira (27) a Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal. O novo espaço, localizado na região do Parque Centenário, vai reforçar as ações já desenvolvidas pela Prefeitura no que tange à guarda responsável de animais domésticos, com foco na prevenção de doenças, controle populacional e qualidade de vida para os animais.

O trabalho inicial da Coordenadoria será instituir atividades educativas, que serão realizadas a partir de parcerias com a Secretaria Municipal de Educação, Organizações Não-Governamentais e outros segmentos da sociedade. No local também serão desenvolvidas ações para o controle de natalidade, por meio de castração, e para identificação dos animais com chip ou tatuagem, o que vai inibir o abandono.



Para o prefeito, a criação da Coordenadoria vai complementar as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de prevenção e promoção da saúde animal. "A Coordenadoria representa um novo momento. Vamos intensificar algumas atividades, como a castração, além de desenvolver estratégias que venham complementar nossos objetivos na atenção dispensada aos animais", enfatizou o prefeito, agradecendo ao apoio recebido pelo Legislativo e ONGs da cidade. 


Os vereadores Júlio César de Oliveira, Leandro Palmarini e Sílvio Ermani, secretários municipais e representantes das ONGs UIPA, Vida Animal e Bicho Legal participaram da solenidade de inauguração, além da Concessionária AutoBan, que também será parceira nas ações.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, uma das estratégias para instituir novas propostas de trabalho serão as parcerias com os diversos segmentos. "O Governo sozinho não consegue atuar nesta causa. Por isso, o trabalho integrado será de grande importância para que possamos solucionar os problemas relacionados a animais abandonados e maltratados", disse a secretária.


A Coordenadoria não atuará no recolhimento de animais abandonados em ruas. A proposta é de incentivar a adoção responsável e conscientizar a população sobre os preceitos de posse, propriedade e guarda responsável, ampliando, assim, os conceitos de saúde e bem-estar animal. Será dado enfoque a temas importantes como cuidados básicos, nutrição, controle de natalidade e responsabilidades legais, uma vez que o abandono de animal é crime, com penas que variam de três meses a um ano de reclusão. 


Segundo o veterinário responsável pela Coordenadoria, Jonathann França Silveira, será elaborada uma cartilha para distribuição nas escolas e outra novidade é a assistência veterinária para a população de baixa renda. "Animais pertencentes a famílias de baixa renda passarão por triagem e avaliação e poderão contar com assistência gratuita. Para o benefício é necessário comprovar renda familiar de até três salários mínimos". 


A criação da Coordenadoria de Saúde e Bem-Estar Animal vai organizar e ampliar as ações do setor, desvinculando os trabalhos desenvolvidos com animais no Centro de Controle de Zoonoses, que ficará responsável por cuidar especificamente das doenças zoonóticas, ou seja, doenças de origem animal capaz de infectar os seres humanos.


Junto com Silveira atuarão também na Coordenadoria o veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento e mais quatro funcionários. A Coordenadoria está instalada em uma área com 5 mil m², sendo 250 m² de área construída. O local, que passará por adaptações, será estruturado para contar com atendimento clínico e cirúrgico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.