Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

8/1/2020 - Jundiaí - SP

Janeiro Roxo: mês dedicado ao combate da hanseníase




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Manchas brancas ou avermelhadas na pele e sem sensibilidade. Esses são indícios que devem ser observados pela população, já que podem indicar a hanseníase. A Prefeitura de Jundiaí, neste mês de janeiro, desenvolve ações para o incentivo ao diagnóstico precoce, ao tratamento e ao esclarecimento sobre a doença que pode causar incapacidades e limitações físicas aos pacientes.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE),  a cidade registrou, no ano de 2019, 10 casos de hanseníase em moradores. No ano anterior foram registrados 5 casos, mesma quantidade registrada em 2017. Em 2016, no entanto, foram registrados 11 casos. “A descoberta precoce da doença é fundamental para evitar os prejuízos à pessoa, além de conter a transmissão, já que acontece pelas vias aéreas com pessoas em convivência constante com o doente que não está em tratamento”, explica a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Fauzia Abou Abbas Raiza.

Para alertar sobre a doença, durante o mês de janeiro, as equipes de Atenção Básica (Clínica da Família, Nova UBSs e UBSs)  desenvolverão atividades direcionadas para o tema, com aplicação de questionário aos usuários. “Essas informações serão avaliadas e, em caso de suspeita, a pessoa será submetida a exames. Vale lembrar que o tratamento é gratuito”, ressalta a diretora, lembrando que os serviços de saúde podem ser acessados diretamente pelos usuários que buscam por mais informações sobre a hanseníase.

A doença se instala principalmente nos nervos e na pele, acometendo pessoas em todas as idades e classes sociais. “A verificação deve ser feita em todo o corpo, em busca de manchas esbranquiçadas, caroços avermelhados ou castanhos. Caso existam, verificar com toque se são dormentes ou com sensibilidade alterada.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.