Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

7/5/2018 - Jundiaí - SP

Jardim Santa Gertrudes recebe plenária




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Cerca de 400 pessoas moradoras da região do Santa Gertrudes participaram, na noite de quinta-feira (3), de plenária organizada pelo vereador Dika, na Mitra Diocesana do bairro, com o objetivo de identificar e debater as necessidades da região e encaminhar as soluções. Além do vereador, o prefeito Luiz Fernando Machado e vários gestores compareceram ao encontro para atender a população, tirar dúvidas e dar encaminhamentos para solicitações.

O prefeito Luiz Fernando Machado fez questão de ressaltar, no início da reunião, a importância da atuação da população para o desenvolvimento da cidade. “Administrar é uma corrida de bastão. Ninguém ganha sozinho. Todos devem estar alinhados e empenhados para o melhor resultado. A participação da população interessada na melhoria do bairro, fazendo sugestões, indicando alternativas, une forças para que a administração consiga promover o desenvolvimento e a qualidade de vida”, comentou, antes de abrir o encontro para ouvir e responder questões sobre Promoção da Saúde, Educação e Segurança.

Além dos questionamentos feitos durante a reunião, todas as perguntas entregues pela população serão respondidas. O gestor da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), Tiago Texera esclareceu dúvidas sobre oferta de exames de raio-x, consultas e atendimento na UBS do bairro. “A partir do segundo semestre, a cidade passará a contar com o dobro de oferta de raio-x, com a inauguração da UPA e da Clínica da Família do Novo Horizonte. Lá, haverá um aparelho de raio-x para atender a demanda das oito UBSs referenciadas daquela região. Com isso, a oferta do prestador de serviço terá mais ofertas para as demais regiões da cidade. Ainda é importante lembrar que existem as faltas, que comprometem o atendimento, já que atrasam não somente a fila dos demais pacientes, como o próprio ausente, que terá de esperar para ser atendido novamente”, detalha.

Ainda com relação à Saúde, o prefeito Luiz Fernando detalhou dois programas que serão lançados para a melhoria do serviço. “Vamos implantar o Guardião da Saúde, que é um serviço em que a população vai dar notas sobre o atendimento e a qualidade. Ainda haverá o Posso Ajudar, que será instalado primeiramente na Clínica da Família e na UPA, e funcionará como uma espécie de anjo da guarda da pessoa. Assim, o usuário será encaminhado para os atendimentos adequados, de forma rápida e direta”, detalhou.

Os participantes do encontro também levantaram questionamentos sobre a Educação. A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vasti Marques, explicou sobre o processo de licitação para a compra do uniformes – iniciado dentro do prazo e que teve desclassificações de concorrentes por falta de qualidade dos artigos -, transporte de estudantes e projetos que estão sendo implementados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). “Os uniformes que estamos comprando são de alta qualidade, calças de moletom e blusas com capuz. A expectativa é de que nos próximos dias o contrato seja assinado. Já com relação ao transporte, existe uma legislação federal que determina a distância de dois quilômetros entre a casa e a escola para a criança ter o transporte gratuito. Ainda é importante frisar que a cidade desenvolve o programa de Enfrentamento da Obesidade Infantil, que está diretamente ligado ao sedentarismo”, explicou.

Para o vereador organizador do evento, Dika, o encontro foi fortalecedor. “A população do Santa Gertrudes precisava ser ouvida. Eles têm demandas e me procuram para ajudar. Com essa conversa, tanto os gestores se apropriam da situação, como a população recebe a resposta diretamente dos responsáveis pelos serviços. Era isso que o povo precisava”, explica.

A doméstica Sônia da Silva, moradora no Santa Gertrudes, fez questão de comparecer ao encontro. Moradora no bairro, faz uso do serviço de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS). “Tenho dores no joelho e estou em acompanhamento médico para avaliação de cirurgia. Passei por médico no mês passado e tenho exames agendados para este mês. É muito importante que o prefeito e os gestores venham conversar com a população. Esse encontro foi muito bom”, contou ao final, após ter conversado com o prefeito e com o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Ainda participaram do encontro o capitão Samuel Barban Ruiz, comandante da 1ª Cia. do 11º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Interior/BPMI, o o gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel, Roberto Pozzani, representando o gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e o presidente da DAE, Eduardo Palhares.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.