Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

9/12/2019 - Jundiaí - SP

Jundiaí 364 anos: exposição na Pinacoteca traz um convite para um novo olhar




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O piso tátil desde a entrada do prédio, os relevos nos quadros e as explicações em Braille guiam os visitantes pela exposição “Olhos da Alma”, do artista Adelio Sarro, inaugurada na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes na noite dessa sexta-feira (06). A mostra, sob a curadoria de Sandra Setti, faz parte da programação especial do aniversário de 364 anos de Jundiaí e segue para visitação até o dia 10 de fevereiro.

Com duas estátuas e 15 telas, a maioria delas com relevos e asperezas, a mostra, que já foi exposta na Eslováquia, Polônia e Alemanha, pode ser percorrida por quem não enxerga (ou por quem quiser vendar os olhos) através do tato, com as descrições do conteúdo e dos campos de cor em Braille nos quadros laterais.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a exposição traz um olhar especial. “Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado na última terça-feira (03), esta exposição é dedicada a essas pessoas, como parte de nossa intenção de que, em efeito, todas as exposições, espetáculos e eventos também sejam elas. Por isso também propomos a quem não é deficiente visual que use uma das vendas disponíveis nesta sala, para esta nova experiência sensorial e para a descoberta de uma nova forma de ver as coisas”.

Junto com a mostra, a Pinacoteca ganhou também uma placa em sua entrada para deficientes visuais, com as informações sobre o prédio e horário de funcionamento, e a escultura “Perfil do Olhar”, também de Adelio, que fica nos jardins durante o período de exposição.

Ariosto Conceição é deficiente visual e conferiu a mostra acompanhado da esposa Maria de Fátima. “A Prefeitura está de parabéns. Uma exposição como esta nos alegra, pois nos dá a oportunidade de tocar a exposição e senti-la. Isso acrescenta e muito na minha experiência como visitante”, comemora o morador da Colônia.

A fim de proporcionar um novo tipo de experiência, Mônica Thomé, que mora no Bonfiglioli, trouxe o filho Gabriel e vendou seus olhos durante o percurso dos quadros. “Pelo tato consegui não só imaginar os formatos dos desenhos, mas adivinhar as suas cores”, compartilha o jovem de 12 anos.

Para a abertura da exposição, o Coral Pio X, sob a regência de Karen Comandulli, apresentou peças sacras e coros de óperas, em latim, inglês e espanhol.

Mais Pinacoteca
Além da exposição “Olhos da Alma” e do acervo permanente, a Pinacoteca hospeda até o dia 05 de janeiro as exposições “A Simplicidade das Coisas”, de Antônio Thyrso, e “Etnia Tropical”, de VULGOXIS. Com visitações gratuitas, a Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Mais aniversário de Jundiaí
A programação cultural de aniversário segue com as apresentações de corais na Janela do Solar do Barão até a sexta-feira (13). Estão também previstas a abertura da tradicional exposição de presépios no Solar do Barão na terça (10), às 19h30; a reunião final do Comitê das Crianças com o prefeito Luiz Fernando Machado no Paço, na quarta (11), às 19h; o aniversário de um ano do FabLab no Complexo Argos, na sexta (13), às 15h; apresentações dos corpos artísticos no Teatro Polytheama, na sexta (13) e sábado (14), às 20h; e as projeções de experiências luminosas do espetáculo “Submersos” na catedral Nossa Senhora do Desterro, entre os dias 16 e 20, com sessões às 20h, 20h30 e 21h.

A programação completa do aniversário da cidade pode ser conferida no site.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.