Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

6/4/2011= - Jundiaí - SP

Jundiaí integra diretoria do Cosems




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A secretária de Saúde de Jundiaí, Tânia Pupo, passou a fazer parte da diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems/SP). A indicação ocorreu na última semana, durante congresso realizado em Santos, e que contou com as participações de gestores do setor. 

Tânia já atuava como representante regional do conselho e passa a ter maior participação no órgão, que tem o compromisso de defender o processo de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da universalidade, integralidade, equidade, participação social, regionalização e descentralização.



Além da eleição da nova diretoria, o 25º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que reuniu cerca de dois mil participantes, contou também com cursos, rodas de conversas e mostra de experiências regionais. Com o tema União, Estado e Municípios na consolidação do SUS: Compromissos e Responsabilidades, o congresso discutiu os desafios de pactuar entre as esferas de governo modelos assistenciais para as diferentes realidades; o compromisso e responsabilidade do financiamento solidário do SUS; e o encantamento pelo SUS. 


A secretária de Saúde de Jundiaí foi convidada a apresentar curso com o tema regulação da atenção à saúde. Outros assuntos também foram debatidos, como a assistência farmacêutica, atenção em álcool e outras drogas, gestão da informação em saúde, contratualização nos serviços de saúde, cuidado em saúde mental, rede de urgência e emergência no SUS, vigilância em saúde e gestão do Fundo Municipal de Saúde. 


De acordo com Tânia, o evento foi produtivo, pois permitiu a discussão de temas importantes para a consolidação do SUS, envolvendo os 645 municípios do Estado. Para ela, a indicação para compor a diretoria representa um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado em Jundiaí. "Foram levados em conta o tamanho do muncípio e as ações em saúde desenvolvidas. Estamos no caminho certo.", enfatizou a secretária.


Carta de Santos


Os secretários participantes também elaboraram a carta de Santos com compromissos e propostas para um sistema de saúde melhor. Dentre os assuntos destacados no documento estão a luta pela regulamentação da EC-29 que visa garantir maior aporte de recursos dos governos Federal e Estaduais para o SUS; fortalecimento da regionalização; discussão da regulação da força de trabalho em saúde; implementação de ações de educação permanente em saúde para gestores, trabalhadores e conselheiros do SUS; implantação de uma política de regulação da Atenção Básica. 


"Dentre os assuntos elencados na carta , a regulamentação da EC-29 pelo Congresso Nacional deve ser tratado de forma prioritária. Mas, todos os temas visam a adequação dos serviços para que os mesmos contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a insclusão social das pessoas", enfatizou a secretária.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.