Terça-Feira, 2 de Junho de 2020

6/4/2020 - Jundiaí - SP

Jundiaí passa a contar com ‘Unidades Sentinelas’




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Plano de Contingência e Enfrentamento à COVID-19, determinado pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, estabelece o funcionamento de ‘Unidades Sentinelas’ espalhadas pela cidade para o atendimento específico às pessoas que estão com sintomas gripais (febre, tosse, coriza). A partir da próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Anhangabaú, Rami e Rui Barbosa, além da Clínica da Família do Jardim Novo Horizonte, atuarão no novo formato para o cuidado da população, agilizando o atendimento e evitando os riscos de contaminação.

Além de adequações na estrutura das unidades – com a redução do mobiliário e ordenação de fluxos -, as equipes receberão  os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios para o atendimento durante o período da pandemia do Novo Coronavírus. A implantação de Unidades Sentinela se dará de acordo com as alterações do cenário epidemiológico do município. Nesses espaços não haverá a dispensação de medicamentos que não sejam relativos ao tratamento de doenças respiratórias, nem realização de procedimentos de curativos ou outros atendimentos diferentes de sintomas de gripe e resfriado. Para os usuários das unidades alocadas para o serviço,  a busca pelos atendimentos de outras naturezas deve ser feita na unidade mais próxima, inclusive em caso de necessidade de acolhimento.

“A formatação agrega à rede já montada para o cuidado da população e que teve a ampliação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria dedicados ao tratamento dos pacientes que demandarem do aparato. No entanto, é fundamental que as medidas de isolamento social sejam mantidas, para evitar o aumento exponencial no número de casos”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o funcionamento dos espaços foi desenvolvido para oferecer o melhor à população. “As Unidades Sentinelas servem exclusivamente para o atendimento dos casos que possam ser suspeitos de COVID-19. Lá será feita a primeira triagem do munícipe, que, poderá ser encaminhado para casa com as orientações de cuidados em saúde e de isolamento e, se necessário, encaminhado para um serviço de média ou alta complexidade se for identificada situação que exija a medida. A população tem na Unidade Sentinela o primeiro cuidado em relação à suspeita do Novo Coronavírus”, detalha.

Funcionamento
A implantação das Unidades Sentinelas US Rami e US Anhangabaú está prevista para o dia 7 de abril (terça-feira) e a US Rui Barbosa e Clínica da Família para dia 8 de abril (quarta-feira). Estas unidades atenderão exclusivamente pessoas com febre persistente por 48h, tosse, coriza, dor de garganta e perda do olfato e do paladar, além do mal-estar ou dores pelo corpo. Já as crianças e menores de 18 anos continuarão a ser atendidas nas suas UBSs comuns, na mais próxima de sua residência.

As USs estão localizadas na UBS Rami (Rua Cica, 1.345 – Vila Rami), UBS Anhangabaú (Rua Hans Staden, 40 – Anhangabaú), UBS Rui Barbosa (Rua Antônio Zandona, 944 – Vila Nambi) e funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h as 17h. Já a Clínica da Família (na Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí), funciona das 08h às 20h.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.