Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

14/10/2019 - Jundiaí - SP

Jundiaí realiza levantamento do Índice de Breteau em 4,8 mil imóveis




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

As equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Prefeitura de Jundiaí, estão nas ruas do Município realizando o levantamento do Índice de Breteau (IB), calculado em método simplificado, que permite a obtenção de estimativas da infestação e dos principais criadouros do mosquito Aedes aegypti. O dado apresenta a condição das residências de uma cidade, servindo de indicador para as ações de controle ao vetor de transmissor das arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Ao todo serão visitados 4,8 mil imóveis em oito regiões da cidade – número representativo para todo o Município.

“Pelas características de Jundiaí, a amostragem será de 4,8 mil imóveis, com foco na identificação dos criadouro – com ou sem água – e a coleta de larvas para a análise e identificação. Esse dado é colhido duas vezes por ano, sendo a primeira ação em fevereiro, no período de chuvas e altas temperaturas e, a segunda, em outubro”, explica a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro. A coleta dos dados deve ser encerrada na próxima semana, para então ser feitas as análises para a formalização do índice.

No ano passado, nesta mesma época, o IB de Jundiaí foi 0,4, dentro do esperado, já que o ideal é abaixo de 1. No entanto, o número está diretamente ligado com o cuidado dos moradores com as residências. “O ciclo dos mosquitos é rápido. A cada 7 dias novas gerações de mosquitos podem surgir a partir dos ovos colocados nos criadouros. Por isso, a eliminação dos objetos que possam armazenar água é fundamental para evitar os mosquitos em casa, na rua, no bairro e na cidade, só assim poderemos evitar as doenças “, explica.

 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.