Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

20/1/2020 - Jundiaí - SP

Mutirão castra 400 animais no Novo Horizonte neste fim de semana




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O gato Menor tem esse nome porque, quando foi resgatado de uma ninhada abandonada, era ele o mais fraquinho. Com a sorte de encontrar um lar, ele foi um dos participantes do mutirão de castração no bairro Novo Horizonte, neste sábado, promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio do Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA). O mutirão irá castrar cerca de 400 cães e gatos entre sábado e domingo (19).

Levado por sua tutora, Letícia Oliveira, Menor não aumentará as estatísticas da qual fez parte: filhotes indesejados e abandono. “Eu resgatei os três gatinhos da rua; assim que soube do mutirão, fiz a inscrição”, disse. Já a pinscher Mel, de seis meses, foi levada por sua tutora, Regina Maria Pereira Martins. “Não quero que ela tenha crias, então me cadastrei no mutirão semana passada; ela já passou pela cirurgia”, explicou.

As cirurgias estão sendo realizadas na EMEB Maria Aparecida Congílio e prosseguem neste domingo, somente para os animais cujos responsáveis realizaram agendamento prévio. A iniciativa é viabilizada com recursos do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA).

Em 2019, o DEBEA realizou 2.883 cirurgias, em comparação com 1.500 há quatro anos. Todos os pets castrados são microchipados. “Para 2020, queremos castrar cerca de 3.300 cães e gatos, através de mutirões por vários bairros de Jundiaí. Pelo menos um evento desse será realizado por mês, em nossa sede ou em escolas da rede pública”, disse Daniela Araújo Passos, diretora do DEBEA.

O próximo mutirão será nos dias 25 e 26 deste mês no Santa Gertrudes. O cadastramento de interessados será nesta segunda-feira, dia 20, na UBS do bairro, a partir das 8h30, até o término das vagas disponíveis para cirurgia – 400 no total. Só serão aceitas inscrições, porém, de moradores do bairro, com comprovante de residência no próprio nome.

Por que castrar é importante

Castrar cães e gatos contribui para que os animais tenham uma vida mais saudável, evitando fugas e crias indesejadas, com o consequente abandono de filhotes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados – cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Cada casal de cães que deixa de ser castrado tem a capacidade de gerar 80 milhões de descendentes em apenas dez anos, de acordo com a OMS. Por isso a castração é apontada como solução ideal, reduzindo ainda a ocorrência de doenças nos animais, como câncer de mama e problemas urinários.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.