Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/7/2018 - Jundiaí - SP

Mutirão de castração do DEBEA atende a 169 animais cadastrados




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), realizou, no sábado (14), mutirão de castração de 169 animais, entre cães e gatos registrados pelo 156 da Prefeitura de Jundiaí, da região do Cidade Nova. Ainda estão previstos mais seis mutirões até o final do ano, além dos atendimentos que são realizados diariamente pelo departamento para a população de baixa renda e protetores de animais.

O atendimento foi realizado na EMEB Judith Almeida Arruda Curado. Com baixo índice de faltas, o mutirão conseguiu atender a animais não somente do Cidade Nova, como parte do Jardim Tamoio, Vila Nambi e São Camilo. “O Tobias tem um ano e meio e é muito brincalhão. Castrar, além de fazer bem para a saúde dele, pois evita doenças, também é mais seguro, já que o cachorro fica mais calmo”, comenta a proprietária do border collie, Larissa Refundine Guedes.

Dona Elisete Macedo da Silva é proprietária do Thor, um cachorro de grande porte que ganhou ainda filhotinho. “Ele tem pouco mais de dois anos. É muito arteiro e gosta de brincar. Pedi para a minha irmã fazer o cadastro no 156 para pedir a castração. Agora fico mais tranquila com a saúde e com a segurança”, explica.

O animado Lupi, de 2 anos, esperou apenas dois meses para ser castrado. Foi registrado na fila pela proprietária Cleonice Muniz da Mata, após a orientação do veterinário. “É bom para a saúde dele. Esse tipo de iniciativa de mutirão gratuito é importante para a população que não consegue pagar pelo atendimento”, detalha. Também pelo motivo financeiro, a dona de casa Simone da Silva, aguardava pela cirurgia de Sheik, registrado no 156, há alguns meses. “Eu e meu marido queríamos ficar com o Sheik, que passou pelas mãos de vários donos antes de chegar para nós. Ele é muito importante para nossa família. A castração vai me deixar mais tranquila, já que ele não terei mais o risco de ele sair na rua correndo atrás de outros cachorros. Sem o mutirão, não seria possível pagar pelo atendimento”, detalha.

De acordo com a diretora do DEBEA, Alessandra Benedetti Ferreira, ainda serão realizados outros seis mutirões até o final do ano. “Castração é uma medida importante para a saúde dos animais e para evitar que animais sejam abandonados. Os interessados em solicitar a castração devem entrar em contato pelo 156 e fazer o registro da solicitação”, comenta.

Entre os meses de janeiro a junho, foram realizadas 559 operações no DEBEA e mais 538 em mutirão. A meta é superar o registro do ano passado, – quando foram realizadas 1,6 mil castrações -, como meta ampliar, em no mínimo 33% o número para o ano de 2018, superando as 2 mil castrações previstas. “Temos mais seis mutirões previstos para ser realizados neste ano, para o atendimento dos casos registrados via 156. Além das castrações, ainda são realizados atendimentos veterinários, exames e microchipagem dos animais atendidos no local”, detalha a diretora.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.