Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

29/10/2018 - Jundiaí - SP

Nova UBS das Tulipas é entregue à população




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Cerca de 14 mil usuários moradores do Jardim das Tulipas e proximidades já podem contar com as melhorias realizadas na Unidade Básica de Saúde entregue à população na manhã deste sábado (27), pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Esta é a segunda unidade a receber o conceito Nova UBS, iniciativa da administração municipal para qualificação dos serviços de saúde com foco na excelência do atendimento, com adequações para acessibilidade, melhoria da ambiência e humanização dos atendimentos, com programas como “Posso Ajudar” – para orientação dos usuários durante o tempo de permanência na UBS – e “Guardião da Saúde” – um totem eletrônico que será o canal de comunicação da população para opinar sobre o atendimento recebido.

“O conceito Nova UBS traz, especialmente, mais humanização do atendimento. Teremos profissionais dedicados a fazer o acolhimento da população que chega à UBS e também ferramentas para qualificação dos serviços”, destaca o prefeito, lembrando que na última semana, 21 profissionais – incluindo médicos – foram convocados pela Imprensa Oficial para atuar na área da saúde do município. “Ainda estamos longe do ideal, mas os investimentos estão sendo feitos gradativamente. Aqui no Jardim das Tulipas mesmo, também fizemos investimentos em infraestrutura e educação, como a revitalização da EMEB Waldemir Savoy dentro dos conceitos do programa Escola Inovadora”, disse, adiantando que o próximo investimento no bairro será na área da segurança. “Teremos câmeras instaladas nas entradas e saídas do Jardim das Tulipas, para aumentar a fiscalização nesta região”.

O gestor de Promoção e Saúde, Tiago Texera, destacou também a informatização das UBS como mais um fator relevante dentro do conceito. “É na UBS que cuidaremos da saúde do paciente antes que tenhamos de tratar a doença num hospital. Com a informatização, o atendimento será ainda mais qualificado porque teremos acesso a todo o histórico deste paciente, o que contribuirá para um melhor diagnóstico da situação”, ressaltou. “Esta é a segunda unidade que recebe o conceito Nova UBS (a primeira etapa da UBS do Corrupira também já está concluída) e faremos isto também nas outras 34 existentes na cidade”.

Ervas medicinais e espaço para atividades

Morador do bairro e integrante da associação de moradores, Tiago Leandro foi um dos que elogiou todas as modificações feitas na UBS. “Ficou tudo muito bonito, funcional e moderno”. O casal Mathilde Marques de Souza, de 83 anos, e Alcides Nogueira de Souza, de 84, também é usuário da UBS. Casados há 62 anos e moradores da Tulipas há 20, ambos estavam felizes por acompanhar a transformação do espaço. “Sempre fomos muito bem atendidos aqui, mas acho que agora vai ficar ainda melhor”, disse Alcides. Para a dona de casa Helena Lopes dos Santos Mitioum, que junto com a colega Maria José de Souza participa das caminhadas promovidas pela UBS três vezes por semana, as atividades ligadas à promoção da saúde são de extrema importância. “Eu não perco uma caminhada, isso é o que garante que minha saúde esteja sempre bem aos 70 anos de vida”.

Os investimentos realizados na UBS foram de R$ 58.629,01, valores vindos através do programa Requalifica, do Ministério da Saúde, que inclui até oficinas para treinamento dos profissionais. Uma horta de ervas medicinais – com carqueja, melissa, poejo, hortelã, alecrim, malva, guaco, bálsamo, boldo, babosa e losna – foi elaborada pela farmacêutica Ana Paula Barcaro e pela enfermeira Gislaine Viale, responsáveis pelas capacitações de fitoterapia oferecidas uma vez por mês à população. “A horta será disponibilizada a todos que passarem por essas capacitações”.

Outra novidade também instalada no lado de fora da UBS é o espaço construído em forma de círculo, com o objetivo de receber grupos de terapias, ginástica e atividades integrativas, tudo voltado para a promoção da saúde. O artista Jensen Silva, conhecido como Jen Jay King, que já levou seu grafite para os terminais rodoviários, praças e ruas da cidade, ganhou a responsabilidade de retratar a comunidade do bairro nos muros da UBS, que também ganhou de presente a marca registrada do artista: o painel fotográfico de asas. Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Luiz Fernando, demais autoridades presentes, usuários e funcionários da UBS foram convidados a sujar as mãos de tinta e carimbá-las nos muros, deixando registradas como marcas de cada um que contribuiu para a concretização desse projeto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.