Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019

6/2/2019 - Jundiaí - SP

Nova UBS Jardim do Lago: com obra iniciada, atendimento será ampliado em 25%




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A terceira Nova UBS de Jundiaí já está em andamento. Desta vez, será o Jardim do Lago que receberá o novo equipamento de atenção básica de Saúde com conceito de atendimento moldado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) focado no acolhimento e na resolutividade para os cerca de 15 mil usuários cadastrados. Com o novo serviço, o atendimento será ampliado em 25% nas horas médicas, além do incremento dos atendimentos odontológicos, que hoje não são realizados no endereço da atual UBS. O Prefeito Luiz Fernando Machado vistoriou o canteiro de obras, nesta terça-feira (5), juntamente com equipe de técnicos da administração e da empresa responsável pela construção, que é resultado de uma contrapartida (Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV) de empreendimento imobiliário da região e tem custo estimado em R$ 1,5 milhão.

“Está é uma demanda antiga dos moradores do Jardim do Lago, que vem crescendo ano a ano. Com a priorização da Saúde e da Educação como os pilares principais do nosso governo, conseguimos destinar verba de contrapartida de empreendimento imobiliário para atender aos pedidos, que têm mais de 10 anos. O conceito de Estratégia de Saúde da Família, com acolhimento e humanização, será implantado, juntamente com o atendimento odontológico, que não é realizado no prédio atual. Com organização e planejamento estamos conseguindo avançar e oferecer serviços de qualidade para a população”, detalhou o prefeito Luiz Fernando Machado, enquanto circulava pela obra, em área ampla, com espaço para estacionamento de usuários.

O prédio novo contará com cinco consultórios, além de outros dois para odontologia, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque, esterilização, expurgo e recepção acessível e demais espaços necessários para a administração do equipamento. A Nova UBS Jardim do Lago, localizado na rua Leonita Faber Ladeira, terá mais que o dobro do tamanho da atual (que fica na Rua Filomena Ricci, 89) e contará com três equipes ESFs para prestar serviços de excelência para a população com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e agentes comunitários de saúde designados para o atendimento de toda região coberta pela UBS. Com a definição das equipes, a quantidade de horas de atendimento médico será ampliada de 96h para 120 horas (resultando em crescimento de 25%), 40 horas de serviços odontológicos, além do acréscimo de atendimentos em enfermagem.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o novo equipamento de saúde garantirá a excelência para o atendimento. “A UBS atual é da década de 1970. Com as três equipes ESFs o atendimento será feito de forma resolutiva. As equipes acompanharão os pacientes em todas as necessidades, criando vínculo com a família, situação que favorece a adesão ao tratamento e acompanhamento. A Nova UBS Jardim do Lago atenderá a todos os serviços já realizados, além de agregar o atendimento odontológico, que antes oferecido pela UBS Agapeama”, explica.

A construção do prédio, de acordo com o coordenador executivo da Coordenadoria Executiva de Obras de Infraestrutura, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Ademir Pedro Victor, será o mais moderno da rede e tem previsão de entrega até dezembro de 2019. “Serão 495 metros de cobertura para a Nova UBS e 38 metros para a cobertura de viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). A partir da emissão da ordem de serviço, o trabalho é fiscalizado como uma obra pública. Outra UBS será construída pelo mesmo processo de EIV, no Jundiaí Mirim. Para esse segundo caso, ainda não há prazo para início e a planta está em fase de detalhamento”, comenta.

Adriana de Lima, 34 anos, faz uso de todos os serviços da UBS Jardim do Lago e está animada com a chegada do novo espaço. “O acompanhamento de saúde de toda a família é feito por aqui. Nasci e cresci no bairro sendo atendida neste equipamento. Saber que haverá um novo, que já está sendo construído, é muito importante para a população, que tem crescido”, detalha.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.