Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

24/2/2011 - Jundiaí - SP

Oficina de cenografia começa a desenvolver o projeto para a peça 'Lúdico Circo da Memória'




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Quando as cortinas de um teatro se abrem não são apenas os atores e a interpretação que estão em cena. Cenário e figurino têm igual importância e precisam estar em sintonia com todo o conjunto para conseguir levar o público à viagem proposta pelo espetáculo.

Com o objetivo de oferecer adequados cenário, figurino e adereços para a peça “Lúdico Circo de Memória” – montagem dirigida por Tiche Vianna, que será apresentada em junho pelo Corpo Estável de Teatro nas comemorações do centenário do Polytheama – a Secretaria de Cultura desenvolve, desde agosto de 2010, a Oficina de Cenografia, que tem à frente a cenógrafa , figurinista e aderecista jundiaiense Juliana Fernandes, que ganhou o Prêmio Shell de Teatro 2006, de melhor figurino pelo trabalho em “A Pedra do Reino”, de Antunes Filho e o Mapa Cultural Paulista de 2009 na mesma categoria.

A oficina, gratuita, é realizada três vezes por semana no Centro das Artes e conta com 14 alunos, que trabalham junto com Juliana no projeto para a peça que tem o texto de Luis Alberto de Abreu. “Uma vez por semana nos reunimos com a Tiche e os atores para conversarmos sobre a peça. Já fizemos a leitura do texto para captar e entender mais o universo na mente dos artistas. A partir de agora começamos a trabalhar na proposta que será apresenta para o Corpo Estável”, explicou a cenógrafa.


Para desenvolver o projeto e definir os espaços a serem utilizados pelo cenário, Juliana produziu uma maquete do Polytheama. “Com essa miniatura podemos visualizar melhor as áreas como palco, corredores, cadeiras, platéia e conseguir transformar o teatro no espaço cênico que será montado”, comentou Juliana.



Na oficina os alunos não só aprendem como produzir os adereços, figurinos e cenários, eles também participam de todas as fases do projeto e não ficam somente nos bastidores. Os encontros com a direção e atores não são realizados somente pela cenógrafa Juliana. “Os alunos participam de todas as etapas, o que é um diferencial de muitas oficinas de cenografia. Esse é um projeto piloto. O objetivo é que eles tenham contato com todas as etapas do processo de cenografia e figurino, desde as reuniões, até montagem da proposta, orçamento até a produção dos materiais.”, afirmou.

Para a figurinista e aluna da oficina, Eduarda Globekner Ohoe, o contato com o corpo estável é de extrema importância. “A maioria dos projetos que desenvolvi com figurinos foi sozinha. Essa experiência de trabalhar em equipe e diretamente com os artistas da montagem promove um ótimo intercâmbio e aprendizado para todos, pois as soluções para os problemas são encontradas com mais agilidade. Estou aprendendo muito com a oficina”, disse a aluna.


Além da gratuidade e contato com direção e atores da montagem, a Oficina da Secretaria de Cultura também se destaca por colocar a área de figurino e cenografia mais próxima da população. "Sou jundiaiense e há muito tempo não trabalho no município, pois as oportunidades são muito escassas. Estou muito feliz por trabalhar na minha cidade e principalmente pela iniciativa ser do poder público. Esse é um momento histórico para a divulgação do nosso trabalho, que não se restringe somente aos palcos, mas também abrange um universo mais amplo como festas, eventos corporativos e muitos outros. Espero que esse projeto seja o primeiro de muitos outros", concluiu a premiada cenógrafa jundiaiense.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.