Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

17/12/2018 - Jundiaí - SP

Olho Vivo: tecnologia e operacionalidade marcam os 12 anos de atividades




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Inaugurada no dia 14 de dezembro de 2006 em comemoração ao aniversário de Jundiaí, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – conhecida como Olho Vivo – é um setor da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) que faz parte do Centro de Controle Operacional (CCO), garantindo a segurança e a eficiência graças ao profissionalismo e a seriedade com que sua equipe especializada conduz diariamente as operações em tempo real.

Referência no Estado de São Paulo, e também no país, o Centro registra há mais de uma década, avanços significativos em operacionalidade, no atendimento direto às ocorrências registradas na cidade, visando o combate à violência e criminalidade, o que contribui para a diminuição dos índices criminais, inclusive em situações envolvendo o fluxo de trânsito, atuando também em apoio a este segmento.

“Seis anos após a sua inauguração, a Central de Monitoramento passou a integrar o CCO, ampliando dessa forma a sua atuação: isso porque as câmeras são ferramentas de alta tecnologia e definição – registrando um número significativo de ocorrências solucionadas a partir das imagens captadas e identificadas”, destacou o titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

O Olho Vivo recebe com frequência visitantes das muitas regiões do Estado de São Paulo e também do país, com o objetivo de conhecer o sistema, a sua estrutura e operacionalidade. Dentre as visitas ao setor, recentemente estiveram o secretário adjunto da Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec) de Sorocaba, Luiz Ricardo Schimidt Ruiz, e o chefe da Divisão de Operações Especiais e Inteligência, Jorge Luís Júnior que declarou: “é a segunda vez que visitamos a Guarda Municipal de Jundiaí. O centro de operações é completo, com riquíssima qualidade no controle de informações. A cada visita que realizamos temos a possibilidade de adquirir e levar para Sorocaba a experiência de sucesso desta instituição, o seu empenho para avançar cada vez mais, inclusive com a cooperação técnica junto aos demais municípios da região.”

*14 de dezembro de 2006

A Central passa a funcionar inicialmente com 18 câmeras interligadas por fibra ótica, informando em tempo real sobre as condições de trânsito (inclusive nas vias intermunicipais), a rotina diária nos bairros e região central, com câmeras instaladas no Paço Municipal (interna e externamente), também em demais setores e nos pontos estratégicos, considerados mais críticos e/ou preocupantes. As câmeras de monitoramento são específicas para variados delitos, e também auxiliam no trabalho das polícias Civil e Militar: a integração efetiva-se durante o ano todo.

*12 anos depois

Num trabalho hoje mais amplo e complexo, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras conta com 85 câmeras em ação: 55 dome (rotação e zoom) e 30 fixas. Além do sistema OCR – a muralha virtual -, com 102 câmeras instaladas em 36 pontos específicos (ruas e avenidas), a alta tecnologia que permite muitas possibilidades em recursos, uma vez que o sistema inteligente faz a leitura em tempo real das placas dos veículos que possam estar em circulação em atitude suspeita ou acusem irregularidades (principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto), ou mesmo os adulterados (dublês), auxiliando dessa forma na solução de muitos casos de furtos de veículos em Jundiaí e região.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.