Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2019

19/8/2019 - Jundiaí - SP

Palestra discute importância dos Centros de Memória




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Na manhã deste sábado (17), a professora Elisabete Marin Ribas, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, falou sobre a importância dos Centros de Memória para a preservação da história e da cultura nacional em uma palestra no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão”. O evento integra as comemorações do Mês do Patrimônio, promovido pela Unidade de Gestão da Cultura.

Durante o bate-papo, a professora contou a história de fundação do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), um órgão de integração da USP que tem como desafio a reflexão crítica sobre a sociedade brasileira por meio da articulação de diferentes áreas da humanidade. Ela falou também sobre a importância desses espaços para a guarda de bens materiais e imateriais, acesso a especialistas, curiosos, professores e famílias nas buscas de seus antepassados.

Para o diretor do Departamento do Patrimônio Histórico da UGC, William Paixão, a palestra teve um sabor especial porque foi realizada no Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado hoje. “O patrimônio está presente no nosso dia a dia de uma forma muito marcante. Quando visitamos o Museu, quando vamos ao Complexo Argos, ao passarmos pela Ponte Torta ou ao resolver algum assunto no Poupatempo, que fica no Complexo Fepasa, estamos em contato direto com o patrimônio histórico-cultural de nossa cidade”, lembrou.

Cine Memória

Também como parte das comemorações do Mês do Patrimônio, a Sala Cult do Paineiras Shopping exibiu, na noite de sexta-feira (16), um documentário com Jô Martin, um dos nomes mais importantes da cultura local. O vídeo integra o projeto “E também por mim Jundiaí se fez grande”, da UGC, que tem como objetivo contar a história de Jundiaí através do olhar de personalidades importantes no desenvolvimento histórico-cultural do Município.

As atividades do Mês do Patrimônio seguem até o próximo dia 31. A programação completa pode ser conferida neste link.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.