Sábado, 24 de Agosto de 2019

12/6/2019 - Jundiaí - SP

Palestras nas Unidades Básicas de Saúde reforçam importância da prevenção na saúde bucal




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Muita gente só procura o dentista quando o dente começa a doer: essa é uma realidade que as Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí estão tentando mudar, com palestras que reforçam a importância da prevenção. Na manhã desta terça-feira (11), um grupo com cerca de 20 pacientes da UBS Vila Marlene assistiu a uma palestra da dentista Jussara Vidal, que explicou, com imagens e maquetes, como deve ser feita a escovação e o cuidado com os dentes. O trabalho já é realizado em todas as UBSs e foca na conscientização. “Muita gente realiza periodicamente seus exames preventivos com o médico, mas não estende essa preocupação à saúde bucal. Como resultado, só procura o dentista quando o problema já está avançado, e aí o dano é maior e o tratamento, mais difícil”, afirma a dra. Jussara. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde bucal, que se reflete na saúde como um todo”.

Mesmo dentro de casa essa conscientização é difícil, como conta Renata Lionor da Silva, que assistiu à palestra acompanhada de três de seus quatro filhos. “Eu já disse a eles: quem não for à palestra vai ficar com dor de dente”, afirmou. “A gente insiste nos cuidados, mas é difícil eles escutarem”.

Na palestra, que é ministrada a todos os pacientes da UBS antes que o tratamento odontológico seja iniciado, são apresentados cuidados básicos de saúde bucal e reforçados alguns pontos junto a públicos específicos, como pais de crianças pequenas e pessoas que usam próteses dentárias. “Lembramos também a importância de que as pessoas fiquem atentas a lesões na boca que não cicatrizam: elas podem ser indício de câncer. Antes esse tipo de lesão era mais comum na população idosa, mas recentemente tem aparecido entre os jovens, graças ao consumo de álcool, narguilés e piercings”, alerta a dra. Jussara.

Luciane Yurika Koga, assessora técnica de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), explica que esse trabalho de conscientização também é realizado nas escolas da rede municipal de ensino. “A saúde bucal não começa na cadeira do dentista. Muitos problemas podem ser evitados com a prevenção”, diz. A UBS da Vila Marlene realiza 14 atendimentos odontológicos por dia, fora as urgências.

Ampliação do atendimento
A UGPS está ampliando a oferta odontológica para a cobertura completa da rede de atenção básica. Essa ampliação também engloba a universalização do atendimento, ou seja, para todas as idades. Em comparação com o 1º quadrimestre de 2018, quando a cidade ainda não contava com as salas odontológicas da Nova UBSs Maringá, Unidade de Apoio Corrupira e a ampliação do atendimento com a inauguração da Clínica da Família, os primeiros quatro meses de 2019 acrescentaram 12% no número de atendimentos odontológicos agendados para a população, de forma universalizada para todas as idades pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Nos próximos meses, outros investimentos na Atenção Básica estão previstos com a implantação de mais Novas UBSs em diversos bairros, ampliando a oferta de atendimento à população.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, com as salas adicionais entregues no segundo semestre de 2018 foi possível ampliar o número de atendimentos de 5,6 mil para 6,3 mil. “Com as próximas entregas o atendimento crescerá ainda mais. Nessa contabilidade não estão somados os atendimentos de urgência (4,5 mil) ou os atendimentos especializados odontológicos, que tiveram acréscimo de 3,5%, chegando a 2,8 mil consultas especializadas”, comenta o gestor.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.