Domingo, 19 de Maio de 2019

13/4/2011 - Jundiaí - SP

Parceria da Prefeitura e Unianchieta reforça ações de combate à dengue




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

"Outro dia virei todas as garrafas com a boca para baixo para não deixar acumular água. Passei a ter muito mais cuidado na minha casa e ainda alerto minha família". A afirmação é da aluna da Emeb Professor Nassib Cury, no Fazenda Grande, Brenda Carneiro Galdino, de 9 anos. Assim como ela, alunos da unidade de ensino tem recebido orientações para combater a dengue, com atividades preparadas por estudantes do último ano do curso de Enfermagem, da Unianchieta.

A partir de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, os futuros enfermeiros desenvolveram um projeto para ser trabalhado junto às crianças, reforçando a conscientização sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar a doença. Brenda e outros alunos, como Ágata Lopes da Silva e Daniel Brito de Góes, também de 9 anos, levaram a sério as instruções que receberam e estão sempre atentos. ""Esse cuidado tem que ser para sempre, senão o mosquito aparece e encontra um criadouro. Aí, fica mais fácil pegar a doença. Não podemos deixar água parada de jeito nenhum", enfatizou Ágata.



De acordo com a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde Fazenda Grande, Filomena Coser Marinho, esta parceria, instituída por meio de convênio de cooperação técnica da Secretaria com a universidade, permite que haja uma integração entre poder público e a comunidade. "Esta integração da Secretaria de Saúde com os universitários e a comunidade rende resultados positivos", disse a enfermeira. Para ela, os estudantes são beneficiados com a prática em saúde pública no dia a dia e a própria unidade amplia as atividades voltadas para a promoção em saúde.


A coordenadora da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa, informou que todo processo de parceria é feito com base na lei. "É um convênio de cooperação técnica, feito com base na lei 7256/09, que autoriza a criação de parcerias com instituições de ensino para estágio de alunos", acrescentou, lembrando que há convênios, ainda, com a Unip, Senac.


Não ao mosquito


A diretora da Emeb Professor Nassib Cury, Cristiane Rigoni Gerazi Lima, elogiou a iniciativa, lembrando que informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, fazem parte do cotidiano das crianças daquela unidade de ensino. "Essa ação veio complementar . A equipe trouxe uma dinâmica bem interessante que faz com que os alunos participem efetivamente. É um tema atual que vai ao encontro do que as crianças estão trabalhando no dia a dia", ressaltou.


A supervisora do Estágio de Enfermagem da Unianchieta, Roseli de Lima, explicou que a proposta de trabalho preparada pelos futuros enfermeiros é voltada para a comunidade. "De forma lúdica mostramos a preocupação com a dengue e a importância de levar estas informações para casa", disse Roseli, acrescentando que as atividades começaram na segunda-feira, dia 4, e devem ser realizadas em três dias. O encerramento será na quinta-feira, dia 14.


Além de informação e encenação, os alunos contam também com outras atividades, como pintura na pele, e podem ver de perto amostras do mosquito transmissor da doença. A proposta de trabalho deverá ser levada para outras unidades de ensino.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.