Segunda-Feira, 19 de Outubro de 2020

9/8/2011= - Jundiaí - SP

Planejamento envolve discussões regionais




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Discutir e planejar o espaçamento entre as edificações, visitar leis anteriores e descobrir o porquê de não terem dado certo, envolver diversos atores na discussão e na elaboração do planejamento, estudar as tendências da cidade atual e para onde ela vai, ampliar as discussões para o nível regional. Estas foram algumas das lições que os participantes do Seminário Internacional de Planejamento Urbano puderam tirar da apresentação do arquiteto português, Nuno Portas.

A partir do tema de sua palestra, “Planejamento: a cidade e a região”, Portas apontou para a necessidade de se envolver os diversos atores na elaboração do planejamento de uma cidade. “Ninguém é dono do planejamento”, frisou, lembrando que hoje a realidade é bem diferente de há 50 anos, quando os arquitetos acreditavam que os planejamentos eram de propriedade deles. “É um processo contínuo que envolve durante todo processo de planejamento a participação de diversos atores: população, poder público, parceiros, investidores”, completou o arquiteto português.


Para Nuno Portas, há três considerações que se deve fazer ao iniciar o processo de planejamento: estratégia, ordenamento e operação. “O processo pode sofrer mudanças por conta das atividades, das práticas sociais e da cultura de cada cidade, que são variáveis com o passar dos anos”, comentou. “A melhor hora para os municípios é o período em que o plano está sendo desenvolvido. Não, a período de votação e, sim, o tempo de elaboração”, frisou.

Outra preocupação do arquiteto é da rigidez dos planos diretores. Para ele, os planos devem ser flexíveis para permitir uma discussão contínua. Para garantir o sucesso na elaboração e na operacionalização dos planos diretores, Portas destacou algumas estratégias. “É preciso reforçar as vantagens reconhecidas, atacar as debilidades, definir prioridades e recursos, reunir parceiros: hoje em dia não se faz nada sem parcerias privadas”, explicou, voltando a frisar a importância de envolver a região. “É importante negociar ações intermunicipais, reforçando a visão de conjunto e de ligação com os municípios vizinhos. Esta aproximação deve ser pelas afinidades daquilo que pretendem ou pelas diferenças”.

Infraestrutura e espaçamento

Nuno criticou os planos diretores que se baseiam mais na ocupação do solo e nas edificações do que na infraestrutura e no espaçamento. “A raiz das cidades está no espaço público, na infraestrutura que asseguram as mobilidades. Nesta área, as exigências e preocupações devem ser de longa duração: muito bem pensadas”, alertou.

Para o arquiteto, o planejamento das cidades deve ser discutido a partir dos espaçamentos entre as edificações. “O traçado da infraestrutura é centenário, as edificações não, mudam com o tempo e com os avanços do município”, analisou. “Nunca se fez boas cidades sem começar pelo traçado”, ressaltou.

Portas finalizou sua participação citando um conterrâneo, ao aconselhar sobre o Plano Diretor para Jundiaí. “Como diria o Rei Dom Manuel: sejam bons ruadores. Façam as ruas com cuidado e não deixem que as pessoas construam coisas que impeçam o traçado das ruas”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.