Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019

13/11/2019 - Jundiaí - SP

Prefeitura apresenta em Brasília modelo da Clínica da Família e uso de tecnologias




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, participou na manhã desta terça-feira (12) da Audiência Pública da Comissão de Desenvolvimento Urbano “Tecnologia em desafios urbanos, governança digital e saúde”, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília. O convite a Jundiaí deveu-se aos índices e premiações na área da Saúde do Município e à implantação do modelo de Clínica da Família no Vetor Oeste, inaugurado em dezembro do ano passado.

“A Clínica da Família de Jundiaí serve a 40 mil vidas, dividindo uma área de 2,5 mil metros quadrados com a UPA do Vetor Oeste. Incluímos em seu modelo de atenção primária exames de elucidação diagnóstica, como raio X, ultrassom e exames de sangue, além de oito equipes completas de Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Isso fez com que a fila de espera para os exames de diagnóstico tivesse redução de 95% e o índice de resolubilidade chegasse a 80%, o que significa que oito em cada dez pessoas que dão entrada para atendimento saem dali com tudo resolvido. E os que não resolvem no mesmo dia ou semana, casos de maior complexidade, são direcionados para os serviços de média e alta complexidade e em seguida retornam para a clínica para continuidade do tratamento”, explicou o gestor.

Texera comentou também a participação de Jundiaí com a apresentação do projeto da Clínica no Smart City Business Brazil, realizado em São Paulo em julho deste ano. “O modelo da Clínica coloca a atenção primária como protagonista na área de promoção da saúde. Isso inverte a lógica do foco na doença e trabalha a promoção e a prevenção. E isso é trabalhado também com a inclusão de práticas integrativas, como o lian gong e shantala, e atividades com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), cumprindo o modelo de governo por plataformas do prefeito Luiz Fernando Machado. Sem contar com a integração com a Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), responsável pela informatização da rede”.

O gestor apresentou também o “Posso ajudar” e “Guardião da Saúde”, que trouxeram resultado em eficiência e resolutividade. “A Clínica da Família e as Novas UBS já contam com esses dois novos programas. O ‘Posso Ajudar’, além de tornar a unidade mais acolhedora, equaliza o atendimento e soluciona eventuais dúvidas. Já o ‘Guardião da Saúde”, que se trata de um totem informatizado em que o cidadão pode avaliar o atendimento, permite o monitoramento e a solução em tempo real do problema indicado. Em um ano de funcionamento, 88% das avaliações apontam atendimentos ótimos, bons ou regulares.”

Também participaram da audiência os deputados federais Marco Feliciano (presidente da Comissão), Francisco Junior, Miguel Haddad e outros parlamentares, além do coordenador de Gestão de Redes e Datacenter do Ministério da Saúde, Jairton Diniz Júnior, que apresentou a Rede Nacional de Dados de Saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.