Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

10/4/2015 - Jundiaí - SP

Prefeitura em Ação visitou quase 6 mil imóveis




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O programa Prefeitura em Ação Contra a Dengue, realizado nessa quarta-feira (8), superou as expectativas. Foram visitados 5.811 domicílios, em 34 bairros diferentes. A meta inicial era visitar 4,5 mil casas. Além disso, foram recolhidas mais de 200 toneladas de entulhos de diversas áreas (terrenos vazios, ruas e outros locais).

Coordenada pelo Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, a ação contou com a participação e envolvimento de todas as secretarias da administração pública. “Esse foi o grande diferencial dessa ação em relação a outras já realizadas. Conseguimos integrar todo o poder público e a população”, destacou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin. “Mas isso só foi possível graças ao empenho da Zoonoses e ao trabalho dos agentes do setor, dos agentes de saúde e dos demais profissionais envolvidos.”

Segundo o levantamento da Zoonoses, as 19 equipes, foram coletadas larvas do Aedes aegypti, o mosquito da dengue, em 22 bairros. Em 12 não foram encontrados criadouros com larvas.

O levantamento mostra ainda que o grande vilão ainda é o pratinho das plantas. Dos criadouros encontrados, 30% eram pratos, 20% latas e 15% lonas. Foram encontrados criadouros também em pias (10%), potes plásticos (10%), sacos plásticos (5%), garrafas (5%) e baldes (5%).

“O número de larvas encontrado foi pequeno em comparação a outras atividades que já realizamos. Isso demonstra o quanto a população já está envolvida e colaborando. Além disso, conseguimos visitar todas as principais ruas com potencial de transmissão”, avaliou a biomédica Ana Lúcia Castro, coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue.

Ana Lúcia destacou ainda que a campanha conseguiu orientar um grande número de pessoas, inclusive com entrega de material educativo. “Nosso principal objetivo nessa ação foi mostrar aos moradores a importância de eliminar os criadouros. Com isso, conseguimos reduzir a infestação e o número de casos da doença.”

Entulho 
Além das visitas casa a casa, a ação também contou com o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos, que recolheu 200 toneladas de entulho no Jardim São Camilo, Sorocabana e Estrada da Boiada.

Além disso, as equipes realizaram roçada de mato e drenagem e tubulação de poças de água com o objetivo de minimizar possíveis criadouros do mosquito da dengue. A secretaria também ofereceu para a Saúde umaequipe com um caminhão, motorista e três ajudantes para auxiliar na limpeza da cidade.

Os centros esportivos também entraram em guerra contra o mosquito da dengue. Todos os 20 locais públicos passaram por pente fino contra a dengue. O trabalho de corte de mato, roçada e limpeza de calhas, lixo e entulho é feito periodicamente pelos funcionários operacionais. No Benedito de Lima, no Retiro, por exemplo, uma caçamba de entulhos foi retirada do local.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.