Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

4/7/2011= - Jundiaí - SP

Procon de Jundiaí é exemplo e "faz escola" na região




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Jundiaí foi a grande precursora, na década de 80, na implantação de um órgão para defender o consumidor, quando foi criado o Comprocon (Conselho Municipal de Proteção ao Consumidor) com a finalidade de difundir entre os jundiaienses informações importantes sobre os seus direitos enquanto consumidores. Com o passar dos anos e funcionando já como um conveniado da Fundação Procon, o órgão ganhou nova estrutura, foi ampliado fisicamente e em número de pessoal, tornando-se forte aliado do cidadão nas mais diversas formas de demanda.

Atualmente, o Procon de Jundiaí tem sido apontado como referência em diversas oportunidades, merecendo até mesmo citações em eventos de grande porte sobre o tema direitos do consumidor. Mais do que isso, sua filosofia de atuação vem servindo de modelo para algumas cidades que também investiram na criação de um órgão semelhante para atender seus cidadãos. Mais recentemente, foi o município de Cabreúva que solicitou auxílio de Jundiaí para implantar sua unidade. De acordo com o coordenador do Procon jundiaiense, Antonio Augusto Giaretta, fornecer informações para outras cidades tem sido muito comum, pois é fato que o serviço oferecido pela cidade é um dos mais eficientes com um índice de resolutividade favorável ao consumidor em 85%.


Por mês, temos cerca de cinco mil pessoas atendidas nas mais diferentes demandas”, comenta Giaretta, destacando que o governo municipal tem investido na atualização dos equipamentos e programas necessários para cumprir essa missão. “Desde 2005, vimos passando por um processo de aperfeiçoamento constante, sendo o mais recente a mudança para o anexo da Câmara, com a qual temos uma importante parceria, a partir do que pudemos ampliar a nossa atuação”, diz.

Cabreúva

Cerca de dez dias atrás, Giaretta participou de uma reunião na Câmara Municipal de Cabreúva, a convite do presidente da Casa, Henrique Martins, juntamente com a diretora de Relações Institucionais da Fundação Procon, Maria Regina Lunardelli, da ouvidora da Prefeitura, Dra Renata Bernardes, e do diretor jurídico da Câmara, Benevides Ricomini Dalcin. O encontro finalizou os estudos para implantação do Procon naquele município. O projeto de lei autorizando o convênio entre a Prefeitura e a Fundação Procon deve ser apreciado nos próximos dias.

Segundo Giaretta, o processo ocorreu nos mesmos moldes do que foi feito em Itupeva, onde o órgão jundiaiense também prestou alguma colaboração. “Nos participamos de toda a intermediação com a Fundação Procon e fizemos questão de acompanhar bem de perto todo o encaminhamento. Se for necessário, o pessoal de Cabreúva que irá atuar na nova unidade poderá estagiar com nossa equipe, de maneira a conhecer na prática a rotina de funcionamento”, finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.