Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

10/5/2011 - Jundiaí - SP

Profissionais de enfermagem têm semana com programação especial




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Semana de Enfermagem Integrada de Jundiaí será realizada até sábado, dia 13, com diversas atrações para os profissionais da área. Com o tema "Unir para crescer", o evento vai envolver enfermeiros, técnicos e auxiliares das redes pública e privada da cidade e enfocar o novo perfil destes trabalhadores, que alia capacidade técnica à humanização do atendimento.

Com promoção da Prefeitura de Jundiaí em parceria com os hospitais Sobam, Paulo Sacramento, Santa Elisa, Universitário, São Vicente de Paulo e Unimed, a Semana de Enfermagem Integrada de Jundiaí terá também a participação de alunos dos cursos de nível técnico e superior da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Unip, Unianchieta, Senac, Escola Ana Nery e Cetec.



De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o grande desafio da profissão é a qualificação dos profissionais e a realização desta semana representa mais uma oportunidade com este fim. "A semana possibilita a educação e qualificação dos profissionais e dos estudantes, além de permitir a integração entre as instituições", ressaltou a secretária lembrando que o cuidado com o ser humano é a essência do trabalho de enfermagem.


Segundo dados do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN/SP), a região de Jundiaí conta com cerca de 10 mil profissionais da área e aproximadamente dois mil alunos em cursos técnico e superior. Só na rede pública de saúde são 300 trabalhadores que, segundo o coordenador de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Leonard Sardinha Cabral, trabalham em várias áreas. "Na rede municipal, os profissinais atuam na Atenção Básica, nas diversas especialidades e no administrativo. É uma profissão bastante abrangente", disse Cabral.


O coordenador explicou que a profissão é regulamentada, não sendo permitido o exercício da mesma sem o registro no COREN. Atualmente, Jundiaí conta com três faculdades e quatro cursos de nível técnico. "É uma profissão com grande demanda. A profissão está adquirindo um cunho mais técnico e isso reflete no aumento de vagas de trabalho", enfatizou Cabral, agradecendo a colaboração da Secretaria Municipal de Cultura.


Programação


- Exposição no Paço Municipal:
dias 10, 11 e 12 de maio, das 8 às 16 horas. Divulgação de ações de enfermagem e realização de procedimentos de enfermagem, como verificação da pressão arterial, glicemia capitar, vacinação contra influenza para gestantes, crianças de 6 a 23 meses e idosos e orientações de saúde;

-
Caravana Hospitalar: Até sexta-feira os trabalhadores dos hospitais receberão atendimento com sessões de massagem, acupuntura, estética e cuidados com a beleza;

-
Palestras:

- Dia 10 - Tânia Pupo, Secretária de Saúde de Jundiaí.
- Dia 11 - Sarah Munhoz, assessora do COREN/SP


As palestras serão realizadas no anfiteatro da UNIP, a partir das 20 horas.

COREN/SP Itinerante:
de 10 a 13 de maio, uma unidade móvel do COREN estará no Hospital São Vicente de Paulo com diversos serviços disponíveis. Um ônibus, totalmente equipado para funcionar como uma subseção, vai oferecer para os profissionais inscrições (provisórias e definitivas), alteração de dados cadastrais, so2ª via de boleto de anuidade, certidão negativa, parcelamento de débitos, registro de especialidade, cancelamento de inscrição e recadastramento obrigatório, exigido pelo Conselho Federal de Enfermagem. O ônibus já permaneceu na cidade na última semana, quando mais de 500 pessoas procuraram pelos serviços. O atendimento de tera a quinta-feira será das 8 às 16 horas e na sexta das 8 às 12 horas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.