Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/10/2011 - Jundiaí - SP

Projeto 'Pré-concerto' tem primeiro encontro




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Ao som de “Uirapuru”, de Villa – Lobos, e outras obras-primas da música brasileira, o projeto “Pré-concerto” teve início na noite dessa segunda-feira (03) com a proposta de refletir e debater a arte musical. A iniciativa da Secretaria de Cultura e da Mecenaria Produção Cultura levou músicos e apreciadores de canções à Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

A professora Rosemarie De Favre pretende compor a plateia do Teatro Polythema, na próxima sexta-feira (07), às 20h30, quando ocorre o concerto da Orquestra Municipal de Jundiaí. Antes disso, ela fez questão de participar do projeto “Pré-concerto”, já que, segundo ela, o conhecimento musical é inesgotável. “É uma boa oportunidade para aprendermos mais sobre a música. O mais importante é a chance de compartilharmos conhecimentos”.


O Pré-concerto é uma série de encontros para debates musicais sobre a música de concerto e o repertório que será apresentado pela Orquestra Municipal de Jundiaí. Os encontros são preparados e mediados pelo músico Daniel Motta, mestrando em Musicologia pela Unesp.
“A ideia não é promover uma palestra com a fala de uma única pessoa. Os encontros buscam a troca de informações entre os participantes com o uso da exposição de vários temas relacionados aos programas que serão apresentados pela Orquestra a partir de análises das músicas, exposição de imagens, audições comentadas de gravações, projeções de vídeos e debates”, explicou Daniel.

O nome Pré-Concerto traz tanto a informação de que são encontros que se vinculam com as apresentações da Orquestra, quanto uma alusão ao “pré-conceito” de muitos com a música dita “clássica” ou “erudita”.

Não há pré-requisitos para participar dos eventos, os amantes e conhecedores de música podem compartilhar seu conhecimento e suas impressões, os leigos podem apresentar as dúvidas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 11 4521-6922.

O Pré-concerto também será realizado uma hora antes do espetáculo que acontecerá no dia 7 de outubro, no Teatro Polytheama. A atividade, ministrada por Daniel, abordará a vida e obra dos compositores, contexto de cada época e particularidades das músicas e será realizada na Pinacoteca.

Confira a programação completa do Pré-concerto:

Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro – Jundiaí – SP
Horário: 19 às 21 horas

06/10/2011 – Programa da Orquestra Municipal – Análise e debate sobre as músicas do programa, considerações sobre os compositores, períodos e estilos. Este evento objetiva dar ao ouvinte uma escuta mais atenciosa e apurada do concerto do dia 07/10, que acontecerá no Teatro Polytheama, às 20:30h, entrada franca.

13/10/2011 – A Formação da Orquestra Parte I – Como e porque surgiu a Orquestra, como ela é composta, no que se difere de outros grupos musicais.

20/10/2011 – A Formação da Orquestra Parte II – Como a Orquestra se desenvolveu ao longo dos anos, quem foram os músicos que a transformaram e em qual contexto o fizer.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.