Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

10/6/2011 - Jundiaí - SP

Recordações e vivências marcam o lançamento do livro da Creche do Idoso




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Lá fora, chuva forte e tempo frio. Já no interior do salão principal do Centro de Referência do Idoso (CRIJU) muita animação, emoção e calor humano durante a realização do primeiro Evento Literário. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), o encontro ganhou toque especial com o lançamento do livro Felicidade em Versos Ensolarados, produzido pelos assistidos do Centro Público de Atendimento ao Idoso (CEPAI), carinhosamente chamado de Creche do Idoso.

Desenvolvido durante as oficinas culturais, o livro é uma releitura da obra Sol no Poente, da escritora Aparecida Mariano de Barros, e reúne pensamentos, sentimentos, reflexões e experiências dos 36 idosos atendidos diariamente no CEPAI. Com 64 páginas, Felicidade em Versos Ensolarados é publicado pela Editora In House e faz uma homenagem aos idosos do CEPAI, tanto aos atendidos atualmente como àqueles já falecidos, além de ser dedicado ao Prefeito Miguel Haddad.


O evento contou com a presença da secretária Maria Aparecida Rodrigues Mazzola (Semads) - representando o prefeito Miguel Haddad, Nivaldo Bonassi (presidente do Conselho do Idoso), Laércio Barros dos Santos (diretor de proteção social básica), a autora Aparecida Mariano de Barros, Sônia Ferraz (coordenadora do CEPAI) e Vera Herculano (coordenadora do CRIJU), além de familiares, amigos, convidados e dos idosos dos dois equipamentos públicos.

Para a secretária, a iniciativa é uma forma de estimulá-los a trabalhar o raciocínio e de contribuir com a autoestima e sociabilidade de cada um. “É preciso evidenciar que, embora a idade chegue, a vida sempre faz sentido”. Aparecida Mariano Barros, escritora e inspiração para os idosos autores da releitura, não escondeu a emoção. “Este carinho alimenta a alma. Nunca vou me esquecer de vocês e desta homenagem tão linda que Jundiaí preparou para mim”.

Momento de festa

A felicidade estampava o sorriso de Laís Caetano Perion, 84 anos. O aposentado, que frequenta o CEPAI há mais de três anos, emocionou-se ao retratar a sua infância entre os versos que compuseram o livro e, principalmente, de contar com a presença da filha, Carolina Perion no lançamento da obra: “Gostava de estilingue e de cabular a aula. Meu pai, todo sério, se irritava comigo por diversas vezes, mas era um grande homem. Hoje, minhas lembranças e experiências ajudam a dar forma para este livro. É um dia muito feliz”.

As amigas Antonia Romero Marine e Tersília Negrine também contam histórias no livro do CEPAI. “Passou um filme em minha cabeça durante a produção dos versos. Momentos felizes e até tristes vividos desde a minha infância até os dias de hoje se misturaram e resultaram em experiências para serem compartilhadas”, diz Antonia. Já Tersília adorou o processo de elaboração do material. “Sempre gostei de escrever versos, cantar e recitar poemas. Dividir parte de minha história foi uma delícia”.

Para Deládia Primo Dalsóglio, filha de Deolinda Fernandes Pereira, a iniciativa é uma excelente oportunidade para motivar os idosos nesta fase da vida: “Muitos ficam com preguiça até de pensar. Deste modo, proporcionar atividades lúdicas, sociais e recreativas é contribuir para a qualidade de vida”. A tarde literária também contou com a apresentação do Coral do CEPAI e de declamações de poemas e lanche para todos os presentes.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.