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8/8/2011= - Jundiaí - SP

Rede municipal investe em políticas de inclusão na cidade




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A partir da próxima segunda-feira (8), a Secretaria de Educação terá novos profissionais na equipe do Núcleo de Políticas Públicas para Inclusão nas unidades de ensino da rede municipal. Para garantir a qualidade do atendimento, professores de sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e de apoio foram capacitados nessa sexta-feira pelo Instituto Paradigma, parceiro na implantação da política de inclusão do município de Jundiaí.

De acordo com uma das responsáveis pelo Núcleo, Ana Paula Granzotto, a capacitação foi realizada no decorrer dessa semana. “Este é um trabalho novo e, para tanto, precisamos de uma equipe preparada e disposta para acolher as demandas das escolas e toda a complexidade que envolve lidar com a Educação Inclusiva”, pontuou a psicóloga.


Na rede municipal, os professores de AEE atuarão nas doze salas de recursos multifuncionais, com materiais pedagógicos e de acessibilidade, para a realização do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem em todas as modalidades de ensino. Já os educadores de apoio oferecerão respaldo às equipes gestoras e aos professores das escolas no processo de inclusão, com orientações quanto aos procedimentos adequados para atender as demandas e necessidades dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

Em 2010, a Secretaria de Educação realizou mapeamento dos alunos com deficiência matriculados na rede municipal. A partir disso, os resultados apresentados norteiam as ações para a Educação Inclusiva. “Esses alunos, que já estudam nas salas regulares em um período, podem receber atendimento no contraturno nas salas de recursos multifuncionais”, explcou Ana Paula.

Antes da capacitação, a rede municipal também ofereceu curso de Pós-Graduação (Lato sensu) na área de Educação Inclusiva para os professores. “O município de Jundiaí demonstra o seu interesse em garantir às crianças atendidas nas salas de AEE e suas famílias os direitos previstos pela lei”, destacou a coordenadora técnica do Instituto Paradigma, Ester Asevedo.



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