Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019

3/3/2011= - Jundiaí - SP

Rede municipal - Quatro escolas já funcionam em Tempo Integral




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiái

Daqui a alguns anos, o estudante Luis Gustavo da Silva pretende ser cientista e fazer uma série de descobertas, desde as mais simples às mais complexas. Para ajudá–lo na conquista desse sonho, neste ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação ampliou para quatro o número de escolas que oferecem o atendimento em Tempo Integral, o que contemplou a EMEB João Luiz de Campos, onde o aluno cursa o 5º ano.

De segunda a sexta-feira, Luiz tem uma rotina escolar que, além das aulas regulares, inclui atividades de dança, teatro, música, informática e jogos. O aluno chega à escola por volta das 7 horas, e, a partir daí, ele faz questão de aproveitar todas as oportunidades para aprender mais. “Até parece que o tempo passa mais rápido, porque fazemos as lições em salas diferentes e conseguimos aproveitar todas as novidades da escola”, disse. 



Como não poderia ser diferente, o laboratório de Ciências é o lugar preferido do aluno. “Nas aulas, já me sinto quase um cientista”. O aluno se refere ao Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), composto por uma série de materiais que proporcionam interrelações ao envolver alunos em práticas de investigação científica, desenvolvendo assim a capacidade de resolver problemas. 

A estudante Laura de Barros está na mesma classe de Luiz e faz coro com o colega quando o assunto é ficar mais tempo na escola. “Agora, fica mais fácil para tirar todas as minhas dúvidas e utilizar tudo o que há de novo na escola. Além disso, é muito bom ficar mais tempo com os professores e amigos”. 

Na EMEB João Luiz de Campos, o projeto da escola em Tempo Integral oferece essa nova oportunidade educativa aos estudantes há cerca de dois meses. Mesmo sendo algo novo para a unidade, a diretora da escola, Ângela Carolla, não se mostra menos satisfeita do que os seus alunos. “Temos todo o suporte da Secretaria de Educação e uma equipe pedagógica comprometida, por isso o trabalho segue por bons rumos”, afirmou. Ao todo, a escola atende 285 alunos em Tempo Integral. 

Aprendizagem o dia todo

Hoje, além da EMEB João Luiz de Campos, a proposta abrange as EMEB´s Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, Judith Almeida Curado Arruda e Rotary Club. Todas funcionam com uma jornada de oito horas diárias e carga horária semanal de 45 aulas, que estão divididas em 25 horas para o currículo básico e 20 horas para as oficinas curriculares.

A Secretaria de Educação entende a escola em Tempo integral na perspectiva de que o horário expandido represente uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas e emancipadoras. Sendo assim, não se trata apenas de uma simples ampliação do conteúdo didático oferecido, mas, sim, de um aumento quantitativo e qualitativo do ensino. Assim, o Luiz, a Laura e os demais alunos terão mais chances de ser o que desejarem quando crescerem.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.