Terça-Feira, 20 de Outubro de 2020

3/10/2011 - Jundiaí - SP

Reunião avalia ações de segurança viária na cidade




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Jundiaí é uma das três cidades brasileiras consideradas laboratório na implantação do Processo de Proatividade e Parceria (PPP), desenvolvido pela ong internacional Global Road Safety Partnership (GRSP), entidade que atua como conselheira das boas práticas de ações de segurança viária em todo o mundo. E essa parceria vem fortalecendo o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Transportes, Saúde e Educação e Esportes, no que diz respeito à segurança. Entre 2010 e 2011, por exemplo, a cidade ficou 75 dias consecutivos sem o registro de acidentes com vítima fatal na área urbana. A meta é ampliar ainda mais essa marca, que se insere na proposta da Década Mundial de Segurança Viária – 2011 e 2020.

Além de Jundiaí, as cidades de São José dos Campos e Guaíba são parcerias da GRSP e também são consideradas “laboratórios” de estratégia de segurança viária. Periodicamente, o representante da ong, José Cardita, visita o Brasil e se reúne com os técnicos destas cidades para avaliação das ações. A última reunião foi realizada no início desta semana no Complexo Fepasa, e contou com a participação também de representantes da Polícia Militar, o tenente coronel PM Wagner Facchini de Bortolo, comandante do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior – BPMI e do capitão PM Del Vechio.

Durante o encontro foram apresentados gráficos e relatórios das ações desenvolvidas na cidade e alguns números são positivos. Apesar do crescimento da frota de veículos da ordem de 7% ao ano, no período de 2006 a 2010 Jundiaí registrou uma redução de 33,2% no índice de mortes mais feridos graves no trânisito, por 10 mil veículos registrados, e também a redução de 45,3% no número de mortes. Para o secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, mais importante do que o desafio de buscar mais fluidez para o trânsito é garantir a segurança para pedestres, motoristas, motociclistas, ciclistas e passageiros. “E essa preocupação existe em Jundiaí”, completou.

Os bons índices registrados são fruto de um trabalho conjunto, entre os setores público, privado e sociedade civil, que conta com parceiros como a Polícia Militar, que fornece os dados (via Boletim de Ocorrência) para a área de estatística da Setransp. Dentre os programas realizados na cidade e que são orientados pela GRSP, estão o Escola Segura (estudantes da rede municipal de ensino) que este ano envolveu mais de 5 mil crianças, o Transporte Seguro (direcionado aos motoristas profissionais que atuam no transporte de escolares, táxis e ônibus) e a Região Progressivamente Segura, desenvolvido em caráter piloto na região do bairro Almerinda Chaves e que envolve toda a comunidade local.

Ana Paula Silva de Almeida, da área de Planejamento da Setransp, informa que também vem sendo intensificada a sinalização viária, para fortalecer a segurança para pedestres e motoristas nas ruas. Ana Paula comenta que em 2010 foram implantadas 62.503 metros quadrados de sinalização de solo e em 2011, até o mês de agosto, foram aplicados 65.532 metros quadrados, o que representa um crescimento da ordem de 5%. São ações de Engenharia, Educação e Fiscalização que, orientadas por um trabalho estatístico, buscam reduzir o número de pessoas envolvidas nos acidentes graves e fatais, consequentemente, também reduzir os gastos com acidentes na cidade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.