Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

11/8/2011 - Jundiaí - SP

Reunião marca despedida de Nuno Portas de Jundiaí




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O arquiteto português Nuno Portas reuniu-se na manhã desta terça-feira (10) com técnicos municipais das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Administração, Transportes e Obras. O encontro, considerado uma reunião de pós-avaliação do Seminário Internacional de Planejamento Urbano, também serviu como despedida de Jundiaí.

Nuno foi quem abriu os dois dias de debates e sua palestra enfatizou a necessidade de envolver a região na discussão dos planejamentos das cidades. Além da sua participação, ele acompanhou todas as palestras e discussões que o sucederam. “É um processo contínuo que deve envolver a participação de diversos atores: população, poder público, parceiros e investidores”, lembrou.

Juntos com Nuno Portas, os secretários Jaderson Spina (Planejamento e Meio Ambiente), Clóvis Marcelo Galvão (Administração), Sinésio Scarabello Filho (Obras), o presidente da FUPAM (Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente), o engenheiro Pedro Taddei, e técnicos das respectivas secretarias fizeram uma avaliação que levou em conta a participação das pessoas, as discussões, o alcance e o conteúdo das palestras e os encaminhamentos dos materiais gerados no seminário. As contribuições feitas pelos participantes das oficinas – último módulo do evento – serão reunidas pela FUPAM e analisadas pela prefeitura para serem incorporadas aos processo do novo plano diretor.


Operacionalização

Nuno voltou a reforçar a importância dos planos permitirem uma discussão contínua, para garantir o sucesso na elaboração e na operacionalização dos planos diretores. “É importante negociar ações intermunicipais, reforçando a visão de conjunto e de ligação com os municípios vizinhos. Esta aproximação deve ser pelas afinidades daquilo que pretendem ou pelas diferenças”, destacou.

Para o arquiteto, seria possível reunir as cidades em clusters (conjunto de municípios) de acordo com os interesses comuns ou problemas e necessidades a serem resolvidos.

Apesar de não ter tido tempo de conhecer melhor a cidade, Nuno disse ter ficado impressionado com Jundiaí e com as reservas ambientais. “É uma cidade nova, bem diferente da realidade dos países e cidades européias. É dona de um desenvolvimento recente e com crescimento bastante acentuado”, comentou, destacando a qualidade de vida e o nível cultural do município.

Nuno ainda recomendou aos técnicos e secretários municipais no trabalho de elaboração do plano para a cidade. “A chave do sucesso do município, mesmo com as mudanças políticas é um criação de um grupo de trabalho que tenha coragem de enxergar o que não funciona e trabalhar para fazer funcionar no novo planejamento”, aconselhou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.