Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

21/8/2019 - Jundiaí - SP

Sarampo: Jundiaí vai vacinar com horário ampliado em mais duas UBSs




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Para facilitar o acesso da população que precisa tomar a vacina do sarampo, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), implantará, a partir do dia 26, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com horário estendido para o atendimento de vacinação. Além da Clínica da Família (até 20h) e a UBS Hortolândia (até 21h) que já funcionam normalmente em horário ampliado, as UBSs Agapeama/Vila Esperança e Tamoio passarão a atender das 17h às 21h. A intenção é oportunizar àqueles que não são vacinados com as doses necessárias contra a doença mais endereços para o atendimento.

A oferta de mais unidades com atendimento de Sala de Vacina com horário estendido é feita em bairros estratégicos segundo a enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente. “Atualmente somente as unidades no Novo Horizonte (Clínica da Família) e Vila Hortolândia atendem no terceiro turno. Com a abertura das unidades no Tamoio e Agapeama/Vila Esperança até as 21h, os moradores dessas áreas terão acesso facilitado e atualizar as carteiras vacinais conforme a necessidade. Vale lembrar que a dose da vacina Tríplice só é feita para aqueles que não possuam a imunização anterior, com duas doses para quem tem entre um ano e 29 anos, e uma dose para quem tem 30 anos ou mais ou nascido a partir de 1960”, detalha. Ainda de acordo com a enfermeira, crianças entre seis meses e menores de um ano são orientadas a tomar uma dose adicional, que não as libera das duas vacinas feitas na rotina aos 12 meses e aos 15 meses.

As senhas para a vacinação serão entregues até 20h nas UBSs Agapeama/Vila Esperança,  Tamoio e Hortolândia e até  19h30 na Clínica da Família. O funcionamento é de segunda a sexta-feira.

Outro ponto importante da ampliação do atendimento é para a elucidação das dúvidas dos usuários. “Quem não sabe se já tomou ou se possui a quantidade adequada de doses, compareça a uma UBSs para eliminar a dúvida, apresentando a carteira de vacinação. Quem não tem o documento, compareça para a imunização. A proximidade de Jundiaí com São Paulo e o trânsito da população entre as duas cidades facilita a transporte do vírus. Jundiaí registra, até o dia 19 de agosto, três casos positivos de sarampo, 72 notificações e dois casos descartados, por isso, ter a certeza que está com a vacinação em dia é fundamental para evitar a doença”, comenta. A Prefeitura de Jundiaí mantém a publicação do Boletim Epidemiológico Sarampo atualizado semanalmente para a consulta da população.

As doses de vacina Tríplice (Sarampo-Caxumba-Rubéola) estão disponíveis em todas as UBSs, Clínica da Família e Novas UBSs durante o horário de funcionamento de cada equipamento. Ana Lúcia Cavalcanti da Silva Souza, 41 anos, levou o filho José Vinícius para verificar a necessidade de vacinação contra o sarampo. “Além de tomar a de sarampo, já que foi orientado por ter tido contato com uma pessoa suspeita de sarampo, ele também tomou outras doses que estavam em atraso”, contou a mulher, que também fez a imunização contra o sarampo por não ter a carteira de vacinação.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.