Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

4/4/2011= - Jundiaí - SP

Secretaria de Saúde tem linha de cuidados para hipertensos e diabéticos




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma linha de cuidados para hipertensos e diabéticos atendidos na rede municipal de saúde. Com foco na prevenção, esta iniciativa, tem permitido um controle mais efetivo das duas doenças, que são de grande incidência.

De acordo com o coordenador de Clínica Médica da Secretaria, Fued Maluf, a preocupação da Secretaria se deve ao fato de que as complicações decorrentes da hipertensão e diabetes são as maiores causas de óbitos no Brasil e Jundiaí acompanha os índices. As doenças cardiovasculares e o Acidente Vascular Cerebral (derrame) lideram os óbitos na cidade.

Segundo Fued, a linha de cuidados segue o princípio do acolhimento, com a equipe de saúde das unidades buscando o paciente que, muitas vezes, não apresenta sintomas das doenças. Com esta ‘busca ativa’ é possível identificar o grau do problema, por meio de exames clínicos e complementares e prevenir complicações.


Quando confirmada uma ou as duas patologias, o paciente tem a facilidade de poder retirar os medicamentos na própria unidade de atendimento e gratuitamente, além de receber todo acompanhamento médico e de enfermagem.

Medicamentos para hipertensão e diabetes fazem parte da relação utilizada pela Prefeitura e são distribuídos de graça em qualquer unidade de atendimento”, disse o médico, lembrando que a linha de cuidado é complementada por ações que contribuem para o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes.

Além dos cuidados médicos, os pacientes contam também com programas de atividades físicas, de combate ao tabagismo, orientações nutricionais. Todas as ações são centralizadas na unidade de saúde de referência do paciente, permitindo que seja criado um vínculo dele com a equipe de saúde.

Pressão sob controle

A aposentada Clemência da Silva Lima tem 70 anos e há 20 anos é hipertensa. Retira rotineiramente os medicamentos na Unidade Básica de Saúde de Ivoturucaia, onde participa também do programa "Caminhada da Saúde", desenvolvido três vezes por semana com pacientes hipertensos e diabéticos. Nesta sexta-feira, ela começou a frequentar um grupo de discussão formado pela unidade, que tem a proposta de orientar os portadores de doenças crônicas. Para ela, toda a atenção que recebe da unidade e dos Agentes Comunitários de Saúde contribui para viver com mais qualidade de vida. "Hoje me sinto tão bem. Minha pressão arterial está controlada e a caminhada tem me ajudado muito. Com este grupo de discussão, acredito que vou aprender mais e poder cuidar ainda mais da minha saúde".

Maria Cícera da Silva, 74 anos, é hipertensa e diabética. Garante que participar da caminhada contribuiu para controlar as duas doenças e agora participando do grupo vai poder melhorar a alimentação. "Vamos receber orientações sobre alimentação. Isso é muito bom". Sebastiana Nunes, de 80 anos, não perde uma caminhada e procura estar sempre bem informada para cuidar da saúde. "Quando comecei a caminhada melhorei, passei a me sentir mais disposta. Tenho o acompanhamento do pessoal da unidade de saúde, retiro meus remédios de graça e recebo toda orientação. É muito bom!", ressaltou dona Sebastiana.

Os grupos de hipertensos e diabéticos são formados nas unidades de saúde periodicamente. De acordo coma enfermeira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Ivoturucaia, Rita de Cássia Campos, um novo grupo começou nesta sexta-feira com 26 pessoas. Serão 5 reuniões, realizadas quinzenalmente, onde os participantes receberão orientações sobre nutrição, atividade física, controle do stress e da ansiedade.

"É uma oportunidade dos pacientes interagirem e ampliar os conhecimentos", disse a enfermeira, explicando que a primeira reunião contou com dinâmica de grupo para que os participantes se conhecessem.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.