Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

12/9/2011 - Jundiaí - SP

Secretaria promove integração na prevenção de doenças




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Secretaria Municipal de Saúde inseriu na rede pública o uso de PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). As técnicas têm o objetivo de assistirem o cidadão na prevenção de doenças por meio da promoção da saúde. A proposta é de levar esta metodologia às 36 unidades de saúde, com a aplicação da técnica corporal chinesa Lian Gong em 18 terapias, Lien Ch”i, meditação, entre outras.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, as práticas têm apresentado resultados positivos, sendo usadas em vários países. “Percebe-se a redução do uso de medicamentos, mais integração entre as pessoas e combate à tristeza. São resultados que refletem diretamente na melhoria da qualidade de vida”, disse a secretária.

Segundo a naturóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Míriam Sanfelici, que possui especialização em medicina tradicional chinesa, as unidades de saúde vão contar com profissionais capacitados para introduzir as PICS. “Será um trabalho voltado para toda população atendida na rede básica, de crianças a idosos”, disse. Em princípio, a prática será desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa Saúde da Família e nos serviços públicos de saúde mental.

Com a prática do Lian Gong, de acordo com Míriam, será possível desenvolver um trabalho de fortalecimento em todas as regiões do corpo, trabalhando o sistema esquelético e muscular.

Capacitação

Para que as PICS sejam introduzidas na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde vai formar os facilitadores, que ficarão responsáveis por atuar nas unidades. A abertura do período de capacitação dos profissionais será nesta segunda-feira (12), às 13h30, no auditório do Parque da Cidade.

Serão formadas quatro turmas, com aulas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras. O período de capacitação será de 19 de setembro a 16 de dezembro. “Serão capacitados cerca de 80 profissionais”, informou Míriam.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.