Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

16/9/2011 - Jundiaí - SP

Segundo dia de congresso com palestras e apresentações




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O 3º Congresso Internacional de Educação de Jundiaí “Abra os ouvidos – Como a escuta à criança pode melhorar a aprendizagem” teve continuidade nessa quinta-feira, no Parque da Uva. A programação de palestras foi aberta pelo educador e escritor Rubem Alves, que conduziu sua fala com informações teóricas e práticas, para reafirmar a importância do diálogo com a criança.

Os quatro pilares da Educação também foram citados por Alves no sentido de esclarecer a necessidade de executá-los no cotidiano escolar. “Dentre os pilares, o aprender a ser é o qual eu considero mais importante, porque reflete uma experiência para o longo da vida”, afirmou, sem esquecer de citar os pilares restantes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser.

No decorrer do dia, o público também pôde assistir às palestras “Brincar na Escola” (Professora Doutora Edda Bomtempo), “Com a palavra as crianças” (Doutora Adriana Friedmann) e “Educar para a Emancipação” (Professor Doutor César Nunes). A programação também contou com as apresentações musicais “Ouvir com os Dedos”, realizada pela professora e pianista Liséte Espíndola, e do Projeto “Sons e Cenas”, da Secretaria Municipal de Educação.

A apresentação da rede municipal de ensino levou ao palco os alunos das escolas em tempo integral que participam do projeto e, seguindo a proposta do Congresso, deu voz às crianças. Uma das vozes foi a do aluno Igor Cavalheiro, que cursa o 3º ano na EMEB Rotary Club. “Gostei muito de cantar para uma plateia tão grande. Todas as pessoas prestaram atenção e aplaudiram todas as músicas que cantamos”, disse Igor.

O secretário de Educação, Francisco Carbonari, acompanhou as atividades do dia com a certeza de que o congresso já conquista bons resultados. “A equipe escolar se mostra disposta a ouvir com atenção todos os ensinamentos trazidos pelos palestrantes. Notamos que o momento é muito bem aproveitado por todos os participantes”, avaliou o secretário.

Programação

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue até o dia 17 de setembro, no Parque da Uva. As atividades são acompanhadas por mais de 1,8 mil pessoas, entre diretores, coordenadores, supervisores, professores e demais profissionais que integram a equipe escolar. Além das palestras, a programação inclui atividades didáticas, pedagógicas e culturais.

Dia 16 (sexta-feira)

08h: Abertura

08h30: Apresentação de Curta Metragem
Projeto Cine Recreio / Cine Favela
Daniel Gaggini e Reginaldo de Túlio

09h: Palestra
Desafios Éticos para o Trabalho do Educador
Profa. Dra. Terezinha Rios

10h15: Coffee Break

11h: Palestra
Escuta: Barreiras Emocionais
Tania Paris

12h15: Intervalo

13h45: Brincadeiras Literárias – Roda Lelê Histórias na TV
Os Guardados da Vov
Projeto Combinado: Profa. Maria José de Toledo Ferraro
Projeto Doce de Letras: Profa. Andrea Rose R.Estevam
Projeto Viva a Leitura: Profa. Flora Molina Petrilli

14h15: Palestra
Educador: Quem é ele e Quais seus Papéis
Prof. Dr. Cipriano Luckesi

15h30: Coffee Break

16h15: Palestra
A Arte Como Espaço do Ouvir Aprendizes, Produtores e Leitores
Profa. Dra. Miriam Celeste Martins



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email