Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

16/6/2011 - Jundiaí - SP

Serra do Japi - Oficina sobre Prevenção e Combate a incêndios será sexta-feira




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Fundação Florestal, que é gestora das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) Cabreúva, Cajamar e Jundiaí, realizará, em parceria com a Operação "De Olho na Serra", ação integrada de fiscalização ambiental coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, a Oficina Regional de Mobilização para Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com foco na Serra do Japi. O evento será realizado nesta sexta-feira (17), das 8h30 às 17h00, na Escola Técnica Estadual Benedito Storani.

 A proposta da Oficina Regional é possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e práticas de prevenção e combate a incêndios florestais entre as instituições que direta ou indiretamente atuam na Serra do Japi e contribuir para o fortalecimento da rede de cooperação e apoio existente. 

A Oficina Regional tem como principais resultados:
 

1. O compartilhamento de informações a respeito das competências e capacidade de ação (veículos, pessoal, máquinas, instrumentos, equipamentos de proteção individual, bomba de água, reservatórios de água, etc.) das instituições que atuam diretamente no combate a incêndios florestais e de todas as instituições, lideranças e proprietários a serem acionados em caso de ocorrência de incêndios na Serra do Japi.
 

2. A definição e estruturação de ações preventivas locais e regionais sobre incêndios e queimadas florestais, como palestras, debates e treinamentos, que serão direcionadas aos núcleos de moradores da Serra do Japi nos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e outros municípios, incluindo paróquias, associações de moradores, escolas, centros comunitários, proprietários, moradores e lideranças comunitárias.

Esta Oficina funcionará como ponto de partida para outras ações de prevenção e combate tanto no nível local (região e município) como no nível regional.

Veja a programação da Oficina:

08h30 – 09h00 - Recepção 

09h00 – 09h40

Abertura: Objetivos, contexto do evento e Operação Estiagem/SMA. 

09h40 – 11h00 

Apresentações: Competência, Abrangência, Funcionamento, Problemas 

1. Corpo de Bombeiros – 09h40
2. Política Ambiental – 10h00
3. Defesa Civil – 10h20 

  • TAMANHO DA LETRA   - A / A+

  •  IMPRIMIR NOTÍCIA

  •  COMUNICAR ERRO



  • Comunicar erro nesta notícia

    Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


    Enviar esta notícia por email