Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

6/1/2020 - Jundiaí - SP

Serviços da Prefeitura garantem o atendimento à população idosa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí recebeu no último dia 8 de dezembro do ano passado o Selo Pleno do programa SP Amigo do Idoso, concedido pelo governo estadual aos Municípios pela implantação de políticas públicas voltadas à defesa dos idoso. Dessa forma, Jundiaí integra o seleto grupo – junto apenas com Rio Claro e Pedreira – a ser contemplado no patamar máximo do programa entre os 645 municípios paulistas. Além de cumprir as exigências obrigatórias e eletivas para a premiação, somente para os idosos do público da assistência social, são mais de 1500 vagas disponíveis para atendimento.

A gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, reforça a importância do trabalho intersetorial. “O atendimento à população idosa, assim como outras ações do governo do prefeito Luiz Fernando Machado, é trabalhado de forma intersetorial, com outras Unidades de Gestão e com Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). Não é à toa que, em menos de três anos, Jundiaí conquistou as três etapas do Selo do programa SP Amigo do Idoso e se destacou, em 2018, como a 7ª melhor cidade em qualidade de vida para idosos, dentre 150 municípios com mais de 150 mil habitantes, conforme pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Jundiaí é a Cidade das Crianças, mas é também a Cidade dos Idosos”, brinca a gestora.

A diretora de Proteção Social Básica da UGADS, Cássia Carpi do Prado, explica os andamentos para a obtenção dos Selos. “Em 2017 demos andamentos às exigências do programa. Quando apresentamos as propostas para o Selo Inicial, que acabou chegando em outubro daquele ano, notamos que já havíamos cumprido a maioria das exigências para a obtenção das fases seguintes. Até que em 01 de outubro do ano passado o governador João Dória entregou ao prefeito, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o Selo Intermediário, e pouco depois, em dezembro, na abertura da etapa final dos Jogos Regionais do Idoso (JORI), no Bolão, a secretária estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, fez a entrega do Selo Pleno. Chegar a essa etapa final traz consigo o repasse de verbas estaduais, que possam financiar projetos ou equipamentos voltados aos idosos”, comemora.

Serviços
Mensalmente, cerca de 800 idosos participam de atividades e oficinas diversas realizadas no Centro de Referência do Idoso (Criju), além dos 300 idosos que participam das atividades do Criju Itinerante, no Eloy Chaves, Fazenda Grande, Jardim Esplanada, Jardim Santa Gertrudes, Vila Ana, Vila Esperança e Vila Rami. E inaugurado em dezembro, há também o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui capacidade para 300 vagas de atividades e oficinas.

CONFIRA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO DO CCI

Pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a Prefeitura custeia 40 vagas para atividades diversas desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil (OSC) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Novo Horizonte e Santa Gertrudes.

Já pela modalidade Centro Dia, em que o idoso permanece somente das 8h às 17h durante os dias da semana no serviço, a Prefeitura mantém 30 vagas na Cidade Vicentina.

As amigas Paula Tadei Costa e Laurita Resende, ambas de 85 anos, são usuárias do serviço. “Aqui é melhor do que ficar em casa. O atendimento é maravilhoso e os funcionários são muito atenciosos, sem falar nas amizades”, explica Paula, que é moradora do Retiro. Já para Laurita, que reside no Jardim Cica, “o ambiente é tão acolhedor que chega a se comparar com o carinho de mãe”.

Pela modalidade Instituição de Longa Permanência para idoso (ILPI), a Prefeitura custeia ainda 32 vagas também na Cidade Vicentina e outras 43 no Lar Nossa Senhora das Graças, todas voltadas a idosos em situação de vulnerabilidade.

Pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), são também feitos o atendimento com assistentes e psicólogos sociais e o encaminhamento para benefícios federais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Atualmente há cerca de dois mil idosos em Jundiaí que recebem esse benefício.

Há ainda mais de 20 idosos que residem na Vila do Idoso no Fazenda Grande e outros 20 na Vila Dignidade no Jardim Tamoio.

Nádia relembra ainda a viagem à praia das Astúrias, no Guarujá, realizada em outubro, de que participaram cerca de 40 idosos atendidos pelos serviços de SCFV e ILPI da UGADS. “Aquele dia ficou marcado na memória de muitos deles ou como o dia em que conheceram o mar ou o dia em que puderam revê-lo depois de longos anos. Foi uma experiência muito prazerosa e emocionante, por possibilitar a socialização e integração de idosos que utilizam os diferentes serviços disponíveis”.

De acordo com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Jundiaí tem atualmente mais de 67 mil habitantes com idade superior a 60 anos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.