Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

31/5/2011 - Jundiaí - SP

Setransp utiliza novas ferramentas para análise e melhorias no trânsito da cidade




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Transportes (Diretoria de Trânsito) começa a utilizar nos próximos dias uma nova ferramenta no trabalho de gerenciamento do trânsito da cidade, com recursos da informática. Trata-se do software de origem alemã que permite uma simulação de tráfego pelo computador, facilitando a análise antecipada das futuras mudanças viárias em determinado cruzamento. Nesta fase, que servirá de treinamento da equipe local, o novo equipamento será utilizado na modelagem de 30 cruzamentos na região central, para adequação semafórica.

O Secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, é um entusiasta deste tipo de tecnologia. “Utilizamos este sistema na cidade de São Paulo várias vezes”, disse. O diretor de Trânsito, Mauro Mazzamati, explica que o software já foi utilizado em Jundiaí, mas agora a prefeitura adquiriu essa ferramenta, tendo em vista os benefícios para a área de trânsito local. “Esse software, chamado LISA +, tem capacidade para fazer a análise de qualquer intervenção no sistema viário da cidade”, explicou o diretor. Isso inclui colocação de novos semáforos, ou acerto de tempos semafóricos, criação de novas rotatórias, instalação de pontes e viadutos. Enfim, todos os tipos de obras e intervenções que possam interferir com o viário.

Mauro explica que os engenheiros alimentam o software com dados e informações específicas (como volume de tráfego, ocupação da via) e o programa simula as condições de tráfego. “O resultado é uma modelagem com as melhores soluções para aquela área, ou seja, as opções mais adequadas e qual delas é a mais indicada”, disse. Com esse estudo prévio é possível conferir antecipadamente pelo computador como vai funcionar na vida real determinada alteração no trânsito. “É uma tecnologia avançada, que traz maior índice de acerto e resolutividade”, explicou Mauro.

Essa tecnologia já vem sendo aplicada em algumas cidades brasileiras, entre elas São José dos Campos, Maringá e algumas áreas de São Paulo. O objetivo é otimizar o tráfego de veículos numa das áreas mais movimentadas da cidade, adequando as esperas nos semáforos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.