Terça-Feira, 2 de Junho de 2020

6/4/2020 - Jundiaí - SP

Solidariedade une Jundiaí para enfrentar o Novo Coronavírus




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

Em momentos difíceis é que a solidariedade faz a diferença. Em Jundiaí, o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), coordenado pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, tem empenhado esforços em várias frentes para a contenção do avanço da doença. Engajar a sociedade na luta contra o inimigo invisível, é uma das principais tarefas a serem realizadas pela administração municipal. Nesse sentido, a Rede Jundiaí de Cooperação, criada com o propósito de articular parcerias com a iniciativa privada, está trabalhando para engajar a sociedade na luta contra a Covid-19, quer seja por meio de doações de equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel ou outros insumos necessários, quer seja para doações diretamente para o Hospital São Vicente (HSV).

Para facilitar o caminho dos interessados em colaborar, foi disponibilizado um link específico no site da Prefeitura de Jundiaí para receber essas contribuições. A primeira empresa a doar foi a Astra com mais de 600 EPIs, como máscaras, protetores faciais e óculos de proteção para os profissionais de saúde. Parte deles foi para o Hospital São Vicente e parte será utilizada pelos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que foram transformadas em Unidades Sentinelas (USs), para atender exclusivamente casos de síndrome gripal, ou seja, suspeitos do Novo Coronavírus.

Manoel Fernandes Flores, diretor da Astra, explica que a doação é uma forma de contribuir rapidamente com a cidade. “Nesse momento em que as empresas diminuíram a produção, aquelas que possuem EPIs em estoque podem doar para a Saúde, que é área que está precisando. A Astra adotou essa medida pela identificação da necessidade e também para estimular outras empresas para que também colaborem”, explicou. Além da doação Astra, o HSV já recebeu outras doações como da CSI (Closure Systems International), que doou 800 máscaras de proteção (N95); da Coca-Cola FEMSA, que doou 2 mil máscaras e da Sigvaris, que destinou 250 pares de meias de compressão para aliviar o cansaço nas pernas dos trabalhadores da linha de frente. O hospital ainda recebeu da Kerakoll EPIs e produtos de higiene, além de máscaras de proteção facial do Projeto Higia. O Senac, por meio da sua Diretoria Regional SP, doou dezenas de itens, entre EPIs e produtos de higiene e limpeza, que foram para a rede de saúde.

Todos os itens recebidos serão usados exclusivamente pelos profissionais da Saúde que atuam nas USs, no Hospital São Vicente de Paulo, no Hospital Universitário, no Grendacc e nos Prontos Atendimentos (PAs), durante a pandemia. Outras empresas e organizações também já informaram a intenção em ajudar. “Estamos vivendo um momento em que a união fará toda a diferença para o enfrentamento. Existem dificuldades que serão colocadas no caminho e superaremos, numa parceria entre o público e o privado, que já vem trazendo ótimos resultados para a cidade, como é constatado pela reforma dos 28 quartos do HSV, que serão usados como leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o enfrentamento do novo Coronavírus”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a mobilização tem sido fundamental. “As empresas têm se mostrado sensibilizadas com a situação epidemiológica e estão interessadas em colaborar para que o momento seja superado. Essas doações são fundamentais para a atuação dos profissionais, não somente nos hospitais, PAs, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas USs. Os trabalhadores da Saúde agradecem”, comenta.

O HSV, que está centralizando o atendimento aos casos graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – suspeitos de Covid-19, está gastando muito mais com EPI diante da situação excepcional vivida. “Com a grande demanda mundial por equipamentos e insumos, o mercado interno não consegue atender a toda a demanda. Nesse sentido, as doações são essenciais para que possamos atravessar essa crise sem precedentes na história”, detalha o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Pessoas físicas e jurídicas que querem fazer doações podem acessar o link na página da Prefeitura de Jundiaí, no ícone ‘Coronavírus’. No espaço é possível escolher entre doações de alimentos, material de limpeza, fraldas, insumos para o atendimento ou valores, que vão diretamente para uma conta específica para o enfrentamento à pandemia.

As doações em alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, toalhas de banho, fraldas, ração para animais, produtos de limpeza e de higiene pessoal, bem como de sacos de lixo são recebidas, diretamente, no Fundo Social de Solidariedade (Funss), localizado no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva. O acesso é pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú.

Do Fundo Social, as doações são destinadas às entidades cadastradas na unidade e que assistem crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas em situação de rua, além dos diferentes públicos em vulnerabilidade atendidos pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), tanto nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) quanto no abrigo emergencial montado pela UGADS para a população em situação de rua no Complexo Fepasa Jardim Ângela.

“A Campanha Permanente de Solidariedade segue, normalmente, com as arrecadações. No entanto, para aqueles que desejam colaborar e pertencem ao grupo de risco, reforço: não saiam de casa. Peçam a um familiar mais novo, um vizinho ou uma pessoa que esteja ajudando com estas tarefas externas. Temos certeza que juntos, superaremos a pandemia”, orienta a presidente do Funss, Vanessa Machado. As doações devem ser entregue de segunda a sexta-feira, na sede da entidade, das 8h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4589-8602 ou por e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2020, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.