Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

25/8/2020 - Jundiaí - SP

Teste rápido de COVID-19 tem resultado por enviado e-mail ou SMS para o paciente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Testagem COVID-19, implantado no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e a Clínica da Família Novo Horizonte passam a oferecer, a partir desta segunda-feira (17), novo modelo de resultados para a testagem rápida do Novo Coronavírus, baseado em sistema de envio de informações via internet ou mensagem de celular. Com a facilidade, além do acesso ao resultado, o usuário também conta com informações adicionais em vídeos sobre a doença.

O sistema foi encaminhado pela Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com 14 mil testes destinados para as pessoas que buscaram por atendimento após o 8º dia de surgimento dos sintomas gripais suscetíveis à COVID-19, como febre, coriza, dor de cabeça, perda de olfato e paladar, falta de ar ou diarreia. “Nesse sistema o resultado é enviado diretamente ao paciente por e-mail ou SMS. São fornecidos vídeos explicativos dos exames ao acessar o resultado via e-mail. Para os pacientes que não possuem à tecnologia é possível imprimir o resultado e entregá-lo em mãos”, explica a diretora de Regulação Fabiana Barrete de Alcântara.

“Os casos atendidos nas Unidades Sentinelas, Prontos Atendimentos ou alguma Unidade Básica de Saúde que já estejam fora do período ativo do RT-PCR são agendados, conforme a indicação da equipe de Saúde, para a realização do teste rápido no 15º dia após o início dos sintomas. Esses pacientes já passaram pelo período de isolamento. O espaço específico é o ideal para que o atendimento seja rápido em todos os serviços”, explica a diretora de Atenção Básica, Andrea Pinto de Souza. Ainda de acordo com a diretora, o percentual de positividade segue os padrões identificados durante a pandemia até então em Jundiaí.

A testagem rápida também é realizada nos comunicantes dos pacientes positivos identificados na cidade. De acordo com a diretora de Atenção Básica, assim que é feita a notificação e coleta de exame RT-PCR de caso suspeito, o cadastro passa para o monitoramento das equipes, que irão identificar a quantidade de comunicantes do paciente. “No acompanhamento é feita a identificação das pessoas que convivem no domicílio com o caso suspeito. Assim que o resultado de positividade é recebido, esses  são convidados a realizar o teste rápido mesmo que não apresentem qualquer sintoma. Todos os testes serão agendados pela equipe de Saúde”, detalha.

O Centro de Testagem COVID-19 do CECCO já realizou 700 testes rápidos desde o início de funcionamento do serviço no local. A partir desta semana passa oferecer o novo sistema, que tem como prazo de resposta até 24 horas, e com média de realização de coleta de 90 testes por dia. Já a Clínica da Família do Novo Horizonte realizou 149 testes entre os dias 10 a 14 de agosto para os casos determinados e encaminhados por prescrição médica. A taxa de positividade entre os testes rápidos realizados nos dois serviços é de 30%.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.