Sábado, 22 de Setembro de 2018

6/6/2018 - Jundiaí - SP

UBS Caxambu promove oficina de Plantas Fitoterápicas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

No próximo dia 08, a partir das 9h30, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu será realizada oficina de Plantas Fitoterápicas da Mata Atlântica. A atividade faz parte das atividades comemorativas da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 04. As plantas que terão as propriedades medicinais e fitoterápicas detalhadas são: pitanga, uvaia, jabuticaba e goiaba, comuns nos quintais e até em áreas públicas.

De acordo com a farmacêutica Fernanda Lacerda Bastos, responsável pela oficina, as espécies nativas da Mata Atlântica são ricas em nutrientes. “A jabuticaba, por conta de sua cor roxa, é rica em antioxidantes, previne o envelhecimento da células já que combate os radicais livres e ainda existem estudos que relacionam o consumo da farinha da casca da jabuticaba com a redução da glicemia. Na casca, que é descartada, estão os maiores benefícios”, comenta.

A goiaba tem em sua folha propriedades anti-inflamatórias, por isso, o chá é indicado para casos de diarreia e como gargarejo para casos de inflamação na garganta. A pitanga também tem propriedades antioxidante pela presença de taninos além de prevenir o envelhecimento.

De acordo com a gerente da UBS, Marilu Batista Barreto Costa, os encontros de fitoterapia mensais na unidade apresentam crescimento na adesão. “As pessoas buscam alternativas naturais para melhorar a qualidade de vida. Muitas vezes as pessoas nem sabem das propriedades das plantas que possuem em casa, como é o caso da uvaia, jabuticaba, goiaba e pitanga”, detalha.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.