Terça-Feira, 15 de Outubro de 2019

23/2/2011 - Jundiaí - SP

Unidades de saúde oferecem sessões de podologia e massoterapia




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Usuários do sistema público de saúde contam, desde de novembro de 2010, com atendimentos em podologia e massoterapia (massagem). Os serviços estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Eloy Chaves e do Novo Horizonte e a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliá-los.

A inclusão destes atendimentos na rede básica de saúde se deu por meio de um convênio de cooperação técnica da Secretaria com o Senac de Jundiaí, envolvendo alunos dos cursos de massoterapia e podologia ministrados na instituição. É um processo de mão dupla, que contribui para que os alunos tenham atividades práticas e a Prefeitura possa ampliar o leque de serviços voltados à qualidade de vida da população.

"Todo processo foi feito com base na lei 7256/09, que autoriza a criação de convênios com instituições de ensino para estágio de alunos", informou a coordenadora da Secretaria, Maria Aparecida Ribeiro da Costa. Segundo ela, foi feito um levantamento junto às unidades priorizando adultos e idosos para o atendimento, o que possibilita reforçar medidas preventivas. São selecionadas unidades com grande concentração de idosos".


Unha encravada, micose, calosidade e pés diabéticos estão entre os principais problemas diagnosticados nos pacientes atendidos. De acordo com a enfermeira responsável pela UBS Eloy Chaves, Silmara Aparecida Botelho, o encaminhamento é feito a partir de avaliação de prioridade. "Temos a procura espontânea e também casos clínicos que são encaminhados por médicos. É feito o agendamento e o paciente aguarda ser chamado", disse a enfermeira. O agendamento é feito nas próprias unidades e o atendimento é voltado para moradores dos dois bairros.



Mão dupla


Para a aluna Camila Torres Ferreira, a iniciativa envolvendo Prefeitura e Senac foi muito bem-vinda e vai contribuir para a inserção das alunas no mercado de trabalho. ""Aqui temos uma boa base. Atendemos casos clínicos; pessoas que necessitam deste acompanhamento. Isso vai nos preparar para o mercado de trabalho", disse a aluna que, futuramente, pretende montar uma clínica de podologia. "Estou recebendo todo respaldo para montar a clínica".


Para a aposentada Euvira Soares de Oliveira Souza a oportunidade oferecida pela Prefeitura vai ao encontro dos anseios da população, que busca qualidade de vida. "Eu aproveito os dois serviços. Os meus pés melhoraram muito. Tenho micose na unha e o tratamento está sendo positivo. Estou sentindo uma grande melhora. Já, na massagem consigo relaxar bastante. É muito Bom", disse Euvira.


A professora Edilene Oliva acompanha os procedimentos, orientando as alunas. Segundo ela, o processo, normalmente, consiste em uma avaliação dos pés, cuidados com as unhas, com a pele dos pés, esfoliação, banho e massagem relaxantes. "São procedimentos que enriquecem toda a teoria que as alunas tiveram durante o curso", enfatizou Edilene.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa

O serviço de locação para festas esta na zona sul em São Paulo.Sendo do ramo de locação para festas.



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.