Quarta-Feira, 24 de Abril de 2019

12/9/2018 - Jundiaí - SP

Vacina contra HPV: meninos e meninas devem receber 2ª dose




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A vacina contra o HPV está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí, durante o ano inteiro. Porém, nos meses de março e setembro são realizados chamamentos para a imunização das meninas entre 9 e 14 anos, e meninos entre 11 a 14 anos. Jundiaí conta com cobertura vacinal de 82,98% para o HPV entre meninas de 9 a 13 anos, (de um total de 12.956 – público que está sendo vacinado desde 2014) e de 37,30% entre os meninos, de 11 a 13 anos (de um total de 7.983), desde o ano passado.

O HPV é um vírus sexualmente transmissível e, por esse motivo, a vacinação deve ser feita o mais cedo possível a partir dos 9 anos de idade, ou seja, antes do início da atividade sexual. O vírus atinge mais de 630 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. “Cerca de 5% de todos os cânceres em homens e 10% dos diagnosticados em mulheres são causados pelo HPV, por isso, a vacinação, que deve ser feita com duas doses, em intervalo de seis meses, é fundamental para a proteção das crianças em sua vida adulta”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente.

Somente neste ano, até o mês de julho, foram vacinados contra o vírus, 1.050 meninos e 937 meninas. As doses estão disponíveis em todas as UBSs da rede para meninos entre 11 a 14 anos e meninas entre 9 a 14 anos, durante o horário de atendimento. É importante a apresentação da carteira de vacinação para o registro da dose.

O câncer do colo do útero é a consequência mais conhecida, mas o HPV também pode provocar câncer de pênis, orofaringe (boca e garganta), vulva, colo do útero, vagina e de ânus. A infecção ocorre durante toda a vida, principalmente em homens.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.