Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

19/4/2011 - Jundiaí - SP

Vacinação contra gripe começa no dia 25 em todas as unidades de saúde




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe) começa na segunda-feira, dia 25. Em Jundiaí, as doses de vacina estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde e unidades do Programa de Sáude da Família. Este ano será utilizada para imunização a vacina trivalente, que vai prevenir a influenza sazonal e a influenza H1N1 (gripe A).

A vacinação será realizada nas unidades de saúde das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Está programada para sábado, 30 de abril, o Dia de Mobilização Nacional (Dia D), quando haverá também postos no Calçadão da Barão, em frente à Casa da Cultura, das 9 às 12 horas, e no CRIJU - Centro de Referência do Idoso de Jundiaí, das 14 às 17 horas. A vacinação será encerrada no dia 13 de maio.



Serão vacinadas, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, gestantes e crianças de seis a 23 meses de idade. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a expectativa é de grande adesão. "É um público que precisa se prevenir. No caso das crianças, a vacina é muito solicitada pelos pediatras e gestantes e idosos estão mais expostos a riscos de complicações", ressaltou. 

A população estimada para receber a dose de vacina em Jundiaí é de 45.630 idosos, 5 mil gestantes e 7.500 crianças. "A meta é vacinar pelo menos 80% de cada um desses grupos", disse Maria do Carmo, lembrando que mesmo que recebeu a vacina em 2010 e faz parte do público alvo deve receber a dose novamente este ano. "Este ano, a composição da vacina é diferente. No ano passado, em crianças e gestantes fopi aplicada apenas a vacina contra influenza H1N1. Este ano temos também as cepas da influenza sazonal, contra a gripe comum".

A vacina apresenta reações brandas, podendo ocorrer febre baixa e dor no local da aplicação. Ela é contra-indicada apenas para pessoas dos grupos selecionados que já apresentaram reação anafilática a ovo ou reação contra a influenza sazonal em doses anteriores. 

Segundo Maria do Carmo, a expectativa é de que sejam vacinados ainda profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas. "Estamos aguardando orientações da Secretaria de Estado da Saúde", frisou a enfermeira. Está programada também vacinação em casas de repouso de Jundiaí, a exemplo de anos anteriores.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.