Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

28/2/2011 - Jundiaí - SP

Vila Graff - 32 famílias são transferidas para alojamento




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O processo de transferência de famílias desabrigadas pelas chuvas, que atingiram o município nos primeiros dias de janeiro, teve início neste sábado. Até às 12 horas, as 32 famílias do Complexo Esportivo Romão de Souza já estavam instaladas no alojamento provisório da Vila Graff.

Promovida pela Prefeitura de Jundiaí, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), a ação visa proporcionar maior privacidade às famílias até a conclusão dos programas habitacionais para onde serão encaminhadas definitivamente. 

De acordo com o diretor de Proteção Social Básica, Laércio Barros dos Santos, foi possível fazer uma avaliação positiva dos trabalhos. “Além dos esforços da administração municipal, não faltou empenho por parte dos moradores. A transferência transcorreu na mais perfeita ordem e tranquilidade”, afirmou. A remoção teve início às 8 horas e todas as famílias foram transportadas em veículos da Semads e Fumas.

A transferência para o alojamento provisório representa a segunda etapa de um processo com três estágios. “A primeira fase foi o abrigamento imediato após as perdas. Já a terceira e última fase contempla a transferência destas pessoas para as suas moradias definitivas”, explica o diretor. “Até que isso aconteça, trabalhamos para que as famílias tenham mais privacidade e conforto”. 
Logo nas primeiras horas do dia, a família de Elaine de Souza organizou todos os seus objetos pessoais para aguardar a chegada do caminhão de mudanças. “Em todos os momentos, contamos com o auxílio da Prefeitura. Agora, é uma nova etapa, que darei início com bastante otimismo”, disse a manicure, antes de seguir para o trabalho.

Dando continuidade aos trabalhos, na próxima quarta (2) e quinta-feira (3) está prevista a transferência das 27 famílias abrigadas no Complexo Esportivo Jardim Ângela para o alojamento da Vila Graff.

Espaço - No alojamento, cada família será beneficiada com espaço privativo de aproximadamente 35 m2 dividido em sala/cozinha, banheiro e divisória para até dois dormitórios. A distribuição das moradias foi realizada por meio de sorteio, presenciado pelos próprios moradores.

O alojamento provisório conta com rede de energia elétrica, saneamento básico (água e esgoto), segurança reforçada pela Guarda Municipal, 24 horas por dia, e acompanhamento constante de técnicos da Semads e Fumas. As famílias também receberam uma cesta básica, água mineral e kit de limpeza. 

Convivência - As equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social estarão diariamente em contato com os moradores. Para que o bom relacionamento interpessoal e a manutenção do espaço sejam mantidos, também será criada uma comissão composta por seis moradores (três lideranças de cada núcleo) e funcionários da Semads, que contribuirão para a coordenação do local.

Também serão adotadas normas de boa convivência, como dias, horários e locais para a coleta de lixos, horários de visita, além da proibição do uso de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas. Não será permitida a permanência de animais domésticos em ambientes fechados do alojamento e os cuidados de alimentação e higienização de cães e gatos cabem aos donos dos animais.

Acolhimento - O trabalho de acolhimento das famílias realizado pelos agentes da Semads será mantido. Segundo o diretor, a passagem das famílias pelos abrigos promoveu transformações positivas, como mudança de postura, diminuição de violência doméstica e fortalecimento de vínculos sociais e familiares. “Descobrimos potencialidades, muitas vezes esquecidas, e pessoas harmonizadoras de conflitos, comprometidas com o bem estar do próximo em períodos de própria dificuldade”, finalizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.