Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017

24/3/2011 - Jundiaí - SP

Xô Dengue - agentes visitam bairros nesta sexta-feira (25)




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O combate à dengue prossegue na cidade. A campanha "Xô Dengue" ocorre na sexta-feira próxima (25) para reforçar os trabalhos de prevenção e conscientização da sociedade em relação aos cuidados para evitar a proliferação da doença. Os trabalhos serão lastreados pela localização e extinção dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação, que chega em sua 13ª edição, é promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonses, e conta com o apoio do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). Ao todo, a ação contará com o envolvimento de 330 profissionais, sendo 40 agentes do Centro de Controle de Zoonoses, 190 agentes comunitários de saúde e 120 soldados do 12º GAC.

A expectativa é que cerca de 10 mil imóveis sejam visitados nesta sexta-feira. Na edição de 2010, as equipes visitaram 12.485 imóveis e o índice de recusa ficou em 3,4%. Na 12ª edição também foram coletadas 98 amostras de mosquitos, sendo 80 positivas para o Aedes aegypti, transmissor da doença.


A ação tem início às 8 horas, no 12º GAC, com a abertura do Xô Dengue. Em seguida, as equipes visitarão os bairros Parque da Represa, Vila Progresso, Jundiaí-Mirim, Jardim do Lago, Jardim das Hortências, Cidade Nova, Pacaembu, Vila São Sebastião, Vila Rami, Anhangabau, Centro, Vianelo, Ponte São João, Jardim Guanabara, Jardim Tarumã, Vila Rio Branco, Vila Liberdade e Vila Municipal. 


Os agentes comunitários estarão na Vila Hortolândia, Medeiros, Jardim Santa Gertrudes, Jardim Tulipas, Corrupira, Novo Horizonte, Morada das Vinhas, Parque Centenário, Vila Cristo, Agapeama, Vila Esperança, Parque Eloy Chaves, Jardim São Camilo, Ivoturucaia, Jardim Tamoio, Vila Ana, Vila Comercial e Rio Acima.


Alerta

O Xô Dengue é uma ação educativa e de conscientização para que a população tenha uma atitude pró ativa de fiscalização no próprio imóvel frequentemente. A ideia é que os moradores não esperem a visita do agente para eliminar os possíveis criadouros do mosquito", explica o gerente do CCZ, Carlos Ozahata.

Os participantes da ação receberam treinamento e vão fazer a vistoria com o objetivo de eliminar os criadouros. O último levantamento do Índice de Breteau (IB), que mede a densidade larvária no município, apontou grande quantidade de larvas em imóveis residenciais, daí a necessidade de reforçar as ações, sempre focando a importância de se evitar água parada. 


Conforme o IB, os principais criadouros continuam a ser os pratos de vasos de plantas e os próprios vasos com plantas aquáticas. Qualquer recipiente com água acumulada pode se transformar em um criadouro. “O Xô Dengue é um alerta à população. Mostramos a importância das pessoas trabalharem em seus próprios imóveis, pois estatística indicam que mais de 80% dos criadouros são encontrados em áreas residenciais. O slogan deste ano é Dengue, você sabe o que fazer, então faça”, comentou Ozahata.


Além de orientar a população sobre as medidas preventivas, a 13ª edição do Xô Dengue também vai reforçar as informações sobre os sintomas da doença. O diagnóstico correto permite ações imediatas nos locais. “Vamos orientar a população para que procure um médico se apresentarem os sintomas da doença. Os médicos e enfermeiros já passaram por capacitação para intensificar o atendimento”, disse Ozahata.


Os sintomas da doença são dor no corpo, dor no fundo dos olhos, febre, prostração e vermelhidão no corpo. O gerente da CCZ também explicou o ciclo do mosquito, que deve ter atenção para o período de incubação da doença em pessoas que varia de 3 a 15 dias e em animais de 8 a 11 dias.


Além do Xô Dengue, o Centro de Controle de Zoonoses conta, ainda, com ações de rotina de combate ao mosquito, com atuação em pontos estratégicos (ferro velho, borracharia), imóveis especiais (escolas, empresas) e armadilhas.


Serviço

Xô Dengue

Data
: Sexta-feira, 25 de março de 2011 
Horário
: 8 às 16h30
Local
: Bairros da cidade
Abertura
: às 8 horas no 12º GAC



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.