Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

29/3/2011 - Jundiaí - SP

Xô Dengue - mais de 12 mil imóveis visitados em um único dia




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

A 12ª edição do Xô Dengue, realizada na última sexta-feira, dia 26, superou a meta do Centro de Controle de Zoonoses. Foram visitados 12.535 imóveis, ultrapassando os 10 mil previstos inicialmente. O trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, envolveu 350 pessoas e servirá de base para as próximas atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Durante as vistorias, realizadas por agentes de Zoonoses, soldados do 12º GAC - Grupo de Artilharia e Campanha e Agentes Comunitários de Saúde, além de eliminar criadouros do mosquito, as equipes também coletaram larvas, totalizando 112 amostras. "Do total, 85 foram positivas para o Aedes, ou seja, 76% das amostras. A ação foi um sucesso e veio comprovar que os criadouros estão dentro das casas das pessoas e precisam ser eliminados", alertou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia de Castro Silva.



As ações que serão desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses nos próximos dias terão como base o material obtido durante a realização do Xô Dengue. "Vamos retornar a alguns locais para reforçar as vistorias. Serão mais uns 10 dias de trabalho atrelado aos resultados obtidos na ação de sexta-feira", ressaltou.


O Xô Dengue, criado com o intuito de reforçar o trabalho de prevenção à doença em Jundiaí, é realizado anualmente. Em 2010, as equipes visitaram 12.485 imóveis. Segundo a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, o trabalho em conjunto é um grande aliado na conscientização da população. "É uma somatório de esforços fundamental para a saúde pública e o exercício da cidadania", enfatizou a secretária durante o evento. 


Ana Lúcia enfatizou, ainda, a importância de evitar a água parada. Atualmente, a cidade registra 15 casos confirmados da doença, sendo 11 deles importados (contraídos em outros municípios). Para manter a cidade numa situação sob controle é importante eliminar os focos do mosquito, uma vez que muitas cidades da região apresentam quadro de epidemia de dengue.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.