Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

8/4/2011= - Jundiaí - SP

Zoonoses e FMJ juntas no combate ao mosquito da dengue




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Centro de Controle de Zoonoses promoveu, na tarde desta sexta-feira (7), ação de combate à dengue no bairro Cidade Nova I e Jardim Tamoio. As atividades envolveram os alunos do 2º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), num trabalho casa a casa para orientações aos moradores e verificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Foram 65 alunos acompanhados por 15 agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, Ana Lúcia de Castro Silva, a parceria com a faculdade é realizada desde 2003 e funciona como uma via de mão dupla. "É importante para que os alunos vivenciem em campo o que foi passado em sala de aula e contribui para os trabalhos do Centro de Controle de Zoonoses", enfatizou Ana Lúcia, lembrando que a iniciativa vai integrar a grade curricular na disciplina de Parasitologia.



Antes de saírem a campo os alunos foram capacitados. Na rua, vistoriaram os imóveis e orientaram os moradores. Para os alunos Fernanda Midori Hoshida e Guilherme Pelisson Favaretto, a iniciativa foi válida e irá contribuir no dia a dia deles, mesmo ainda não tendo conluído o curso de Medicina. "Na rua, só de as pessoas saberem que somos futuros médicos nos fazem alguns questionamentos. Agora estaremos mais preparados para responder, para tirar dúvidas", ressaltaram.


Ana Lúcia explicou que o material coletado pelos alunos irá fazer parte do banco de dados do Centro de Controle de Zoonoses. "Os alunos vão fazer uma avaliação da região e do material coletado".


A ação desta tarde vem complementar os trabalhos de rotina desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com Ana Lúcia, as ações estão sendo direcionadas conforme as notificações que apontam suspeitas e casos confirmados da doença. Até o momento a cidade registra 119 notificações, sendo 18 casos confirmados de dengue.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.