Sábado, 20 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

2/5/2018 - Jundiaí - SP

Zoonoses realiza busca ativa contra raiva no Santa Clara




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão ligado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza busca ativa no bairro Santa Clara para orientar a população com relação à necessidade de vacinação dos animais contra a raiva. No bairro foi localizado um morcego positivo para a doença. A partir dos dados coletados será determinada a ação a ser realizada pelos técnicos. A população deve comunicar o órgão municipal no caso de localização de morcegos mortos e nunca entrar em contato com esses animais.

O morcego foi recolhido no dia 26 de março e o resultado laboratorial confirmando a positividade foi liberado no dia 25 de abril. “Diante disso, equipes de agentes de zoonoses percorrem a região, em um perímetro recomendado tecnicamente e delimitado a partir do foco positivo, para a análise aprofundada da situação, levantar a cobertura vacinal de animais domésticos e para  orientações à população do entorno. A partir dos resultados obtidos nessa análise outras ações poderão ser desencadeadas”, explica o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

O gerente lembra que os morcegos são protegidos por lei, portanto, não devem ser caçados ou mortos, sendo de extrema importância para o equilíbrio ambiental, na polinização de plantas, na disseminação de sementes e no controle da população de insetos. “Pedimos que as pessoas, ao encontrar algum morcego em situação não  usual (caído no chão, voando durante o dia, pendurado em cortinas ou janelas, dentro de cômodos ou veículos, etc) entrem em contato com a UVZ pelo telefone 4521-0660, para que seja feito o recolhimento do exemplar. Não se deve manusear  morcegos – mesmo os encontrados mortos”, orienta.

A medida preventiva contra a raiva que é ofertada todos os anos, gratuitamente pela Prefeitura de Jundiaí, é a vacinação dos cães e gatos. Além da campanha, normalmente realizada no mês de agosto, a dose é disponibilizada durante o ano inteiro na sede da UVZ, localizado na Rua dos Bandeirantes, 375, Vila Municipal, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Raiva

A doença é comum entre os morcegos, e o vírus é circulante entre esses animais. Por isso, a vacinação dos cães e gatos é a maneira mais eficiente de prevenir a doença. Neste ano, cinco bovinos na região do Rio Acima tiveram a morte confirmada pela doença. Eles não estavam vacinados contra a doença. Os animais de grande porte devem ser vacinados pelos proprietários, com doses adquiridas em agropecuárias ou casas especializadas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.