Sexta-Feira, 24 de Maio de 2019

17/2/2011 - Jundiaí - SP

Zoonoses recolhe morcego com vírus da raiva e faz ação de bloqueio




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu um morcego portador do vírus da raiva na região do Engordadouro. O morcego insetívoro, que se alimenta de insetos, foi encontrado morto em um imóvel comercial na avenida Pedro Clarismundo Fornari. Já teve início uma operação de bloqueio no local para orientar a população quanto as medidas preventivas.

De acordo com o gerente do CCZ, Carlos Ozahata, foram feitas vistorias nas residências, a fim de localizar colônias de morcegos. "Encontramos uma grande colônia e vamos examinar mais algumas amostras para definir novos procedimentos", adiantou o veterinário, lembrando que nesta época do ano é comum o aparecimento de morcegos em maior quantidade. "Início e final de ano são épocas em que filhotes dos morcegos saem das colônias", explicou. A espécie encontrada tem um raio de vôo muito grande, podendo atingir de dois a três quilômetros do local de sua origem.

Segundo Ozahata, as pessoas não devem matar o morcego por medo do contato. "São seres que não atacam e contribuem com o meio ambiente", disse ele, enfatizando que o morcego contribui no controle da população de insetos e também auxilia na disseminação de sementes e na polinização. "Eles são essencias no meio urbano e são protegidos por lei".


O morcego só deve ser capturado diante de um comportamento estranho, ou seja, caído no chão, pendurado ou preso à parede durante o dia. Mesmo assim, ele reforça a necessidade da captura ser feita por pessoas habilitadas. "As pessoas não devem manipular o morcego, mesmo se ele estiver morto. Diante de uma situação suspeita, o CCZ deve ser acionado para que seja feita uma captura sem riscos", informou o veterinário. O CCZ fica na rua Prudente de Moraes, 744 - Centro. O telefone é o 4521-0660.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email

Imóveis em Jundiaí

Apartamentos

Áreas Industriais

Casas

Chácaras

Comercial

Condominios

Fazendas

Haras

Sítios

Terrenos

Anuncie seu Imóvel

O mercado de Aluguel de louças aumentou (e ficou ainda mais qualificado) de uns anos para cá. Um exemplo? Outro dia estava organizando uma lista de materiais que precisariam ser alugadas (Aluguel de louças para festas) para um festa



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2018, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.