Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

17/2/2011 - Jundiaí - SP

Zoonoses recolhe morcego com vírus da raiva e faz ação de bloqueio




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu um morcego portador do vírus da raiva na região do Engordadouro. O morcego insetívoro, que se alimenta de insetos, foi encontrado morto em um imóvel comercial na avenida Pedro Clarismundo Fornari. Já teve início uma operação de bloqueio no local para orientar a população quanto as medidas preventivas.

De acordo com o gerente do CCZ, Carlos Ozahata, foram feitas vistorias nas residências, a fim de localizar colônias de morcegos. "Encontramos uma grande colônia e vamos examinar mais algumas amostras para definir novos procedimentos", adiantou o veterinário, lembrando que nesta época do ano é comum o aparecimento de morcegos em maior quantidade. "Início e final de ano são épocas em que filhotes dos morcegos saem das colônias", explicou. A espécie encontrada tem um raio de vôo muito grande, podendo atingir de dois a três quilômetros do local de sua origem.

Segundo Ozahata, as pessoas não devem matar o morcego por medo do contato. "São seres que não atacam e contribuem com o meio ambiente", disse ele, enfatizando que o morcego contribui no controle da população de insetos e também auxilia na disseminação de sementes e na polinização. "Eles são essencias no meio urbano e são protegidos por lei".


O morcego só deve ser capturado diante de um comportamento estranho, ou seja, caído no chão, pendurado ou preso à parede durante o dia. Mesmo assim, ele reforça a necessidade da captura ser feita por pessoas habilitadas. "As pessoas não devem manipular o morcego, mesmo se ele estiver morto. Diante de uma situação suspeita, o CCZ deve ser acionado para que seja feita uma captura sem riscos", informou o veterinário. O CCZ fica na rua Prudente de Moraes, 744 - Centro. O telefone é o 4521-0660.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.