Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

23/2/2011 - Jundiaí - SP

COM O ROTARY - 'Não há como construir uma cidade sem o engajamento da sociedade', diz Miguel Haddad




da assessoria de imprensa da prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (22), o projeto “Café da Manhã com o Prefeito” recebeu os rotarianos: 40 pessoas representaram os seis Rotary Clubs que atuam em Jundiaí. O prefeito Miguel Haddad destacou o engajamento dos rotarianos na construção de uma cidade melhor para se viver. “Não há como construir uma cidade sem o engajamento e a participação da sociedade e, neste contexto, estamos em sintonia com o Rotary Club que cumpre bem o seu papel”, comentou.

O prefeito aproveitou para defender que a participação da sociedade no dia a dia da cidade é possível, a partir de uma série de ferramentas que a própria Administração disponibiliza para o cidadão. “Temos o Portal da Transparência, onde as pessoas podem acompanhar diariamente como está sendo executado o orçamento municipal. A Cartilha do Orçamento Fácil, que oferece em linguagem acessível informações sobre a gestão e de que forma a Prefeitura investe seus recursos e o Compra Aberta, um site que permite acompanhar todas as compras realizadas pelo município”, elencou Miguel Haddad. “Num momento em que prefeitos de todo o país se preparavam para protestar, fomos a primeira cidade a defender a Lei de Responsabilidade Fiscal, no final da década de 90. Transparência da gestão é uma obrigação do governante”, apregoou.

Eventos como os cafés da manhã, que são realizados semanalmente com os diversos segmentos da sociedade, possibilitam interagir com a população: ouvir as demandas e expor os projetos, programas e ações que a prefeitura vem desenvolvendo em prol da melhoria de vida das pessoas. Os secretários Walter Costa e Silva (Serviços Públicos), José Antonio Parimoschi (Finanças), Tânia Pupo (Saúde) e Roberto Salvador Scaringella (Transportes) acompanharam o prefeito no encontro desta terça-feira (22).



Os avanços


Jundiaí tem avançado muito nos últimos anos. E o prefeito apresentou as principais conquistas, fruto do trabalho, planejamento e da continuidade administrativa. “Os problemas mudam ao longo do tempo. Investimos muito em saneamento básico e hoje estamos colhendo os frutos: somos a única cidade do país com 98% de esgoto coletado e 100% tratado. Investir em saneamento básico é investir em saúde pública”, destacou o prefeito. “Com relação à água, estamos investindo para os próximos 50 anos: é o planejamento que garante que os projetos sejam implantados e garantam qualidade de vida para a população”, avaliou.


Os investimentos na área social – 60% do orçamento municipal – que permitem, entre outras coisas, trabalhar para acabar com os núcleos de submoradias, por exemplo, e os da educação – R$ 230 milhões este ano – também figuraram entre os assuntos discutidos entre o prefeito, secretários e os rotarianos, durante o encontro desta manhã. “Na área de trânsito e transporte, estamos investindo em estudos para a viabilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vão apontar o melhor trajeto, os melhores equipamentos, bem como o número de passageiros e um valor da passagem compatível com a realidade das pessoas”, adiantou.


Os projetos desenvolvidos para preservação ambiental também foram levantados pelo prefeito. “O projeto das sacolinhas que implantamos em Jundiaí, sem a obrigatoriedade da lei, mas a partir de um trabalho de conscientização dos supermercadistas e da população, será, possivelmente, adotado pelo Brasil todo. A Serra do Japi, por exemplo, está melhor agora que há 15 anos. Desde 2003 que não temos loteamentos clandestinos no município e isto é uma grande vitória”, enumerou.


Ao final do encontro e diante da disponibilidade dos rotarianos em desenvolver parcerias com a Prefeitura, o prefeito Miguel Haddad agendou uma reunião de trabalho para estabelecer as bases dos trabalhos em conjunto.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Jundiaí Online.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Blog  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.